Fitec Ambiental logo
  • Fitec
    • Sobre
    • Informações Gerais
    • Local e Data
    • Hotel Oficial
    • Quem Visita
    • Quem Expõe
    • Expositores Confirmados
    • Organização
  • Expor
    • Por que Expor
    • Quero Expor
    • Quero Patrocinar
    • Hotel Oficial
  • Visitar
    • Hotel Oficial
    • Por que Visitar
    • Expositores Confirmados
    • Local e Data
    • Viagem e Hospedagem
    • Dúvidas Frequentes
  • Portal TECNEWS
  • Sitec Ambiental
  • Credenciamento
  • Contato
Artigo Resíduos
Precisamos destravar o potencial ambiental e produtivo da Economia Circular - Fitec Tec News

Precisamos destravar o potencial ambiental e produtivo da Economia Circular 

Por Flávio Ribeiro*

Pelo combate ao desperdício, aumento de vida útil dos produtos, reparo ou substituição destes por serviços, e até mesmo na reciclagem de materiais, o modelo de Economia Circular é uma resposta cultural e econômica necessária para um mundo mais sustentável. Tanto é que o mundo mais industrializado já se move em direção à circularidade.

É o caso da Europa, onde os países do continente executam, há algum tempo, ações para converter a economia do continente em um modelo sustentável, circular e neutro em carbono até 2050. Também o Japão, líder mundial em reciclagem de resíduos eletrônicos, está firmando entendimentos com organizações brasileiras para troca de experiências em Economia Circular.

Aqui no Brasil, um passo significativo foi dado no mês de abril com a aprovação da Política Nacional de Economia Circular (PL 1.874/2022) no Senado. O texto que seguiu para apreciação na Câmara dos Deputados contém princípios importantes, como a adoção de compras públicas sustentáveis, financiamento de pesquisa e inovação em processos circulares, direito dos consumidores de repararem seus produtos e conscientização da sociedade sobre o potencial de aumento na vida útil dos produtos.

Os pontos mencionados no projeto são essenciais ao desenvolvimento da cadeia como um todo. O engajamento do Poder Público, por meio de compras governamentais e incentivo à pesquisa, já é um fator determinante para o surgimento de produtos e serviços com base nas premissas de circularidade.

 

Potencial produtivo

 

Além disso, a inclusão do direito ao reparo, presente em algumas legislações europeias de economia circular, evita a produção crescente de itens descartáveis e combate a obsolescência programada, além de incentivar o mercado de serviços, especialmente o de conserto de bens. Também é importante destacar a criação prevista do Fórum Nacional de Economia Circular, comitê formado por autoridades e sociedade civil para elaborar planos de ação e promover a conscientização sobre a economia circular e a transição justa.

Uma iniciativa que vai totalmente de encontro a um dos princípios da circularidade, que é a participação ampliada da sociedade para troca de experiências e formação de consciência coletiva. O ponto de atenção do projeto é a falta de definições discricionárias para criação de um regime tributário das atividades das cadeias circulares. Dada a sua importância, o tema precisará ser discutido e incluído em debates posteriores.

A criação de uma política pública de economia circular é motivo de otimismo. Ela é fundamental para regulamentar e incentivar uma forma mais inclusiva e ambientalmente responsável de produção. Isso porque os benefícios extrapolam a área econômica. Como alternativa ambientalmente responsável de produção, a economia circular também pode contribuir para mitigar diversos desafios ambientais, inclusive a crise climática.

 

Estratégia nacional

 

Citando este aspecto das mudanças climáticas, atualmente a maioria dos países prioriza a substituição das fontes energéticas por matrizes renováveis e o aumento da eficiência energética no combate à emissão de gases de efeito estufa. Segundo a Fundação Ellen MacArthur, essas iniciativas atuam em 55% das emissões globais. Os 45% restantes de emissões derivam da forma como os produtos e alimentos são produzidos e consumidos, e é nessa fatia que a economia circular é altamente eficiente. Assim o que a Fundação, e muitas outras entidades, defende é que a economia circular seja a base de uma nova geração de compromissos dos países, as chamadas NDCs.

A Fundação avalia que o potencial de mitigação da economia circular é maior em cinco cadeias de produção: alimentos, cimento, alumínio, aço e plásticos. Para citar um exemplo, a entidade calcula que, na construção civil, a produção circular poderia reduzir cerca de 61% das emissões de gases do efeito estufa, especialmente nos ciclos de vida dos materiais.

O Brasil, que ainda não possui nenhuma medida de economia circular como estratégia nacional de combate ao aquecimento global, pode ter na questão ambiental uma motivação adicional para aderir à circularidade. Destaque importante deve ser dado às recentes iniciativas do governo federal de incorporar a economia circular em programas e ações de governo, como o Plano de Transformação Ecológica e as recentes regulamentações da logística reversa na Política Nacional de Resíduos Sólidos, além da própria construção de uma Estratégia Nacional de Economia Circular.

Por todo o potencial econômico e ambiental a explorar, é prioritário avançar na agenda de criação do marco legal de economia circular com a aprovação do PL 1.874/22. Nesse sentido, o diálogo e a disseminação de práticas devem continuar acontecendo para envolver cada vez mais a sociedade civil, setor produtivo e autoridades, e para isso o Movimento Circular tem trabalhado e se colocado à disposição para o debate e atuação efetiva.

Flavio Ribeiro é embaixador do Movimento Circular, Consultor e Professor de Economia Circular, Logística Reversa e Regulação Ambiental Empresarial. Engenheiro Mecânico, especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais e Análise Pluridisciplinar do Estado do Mundo. Mestre em Energia e Doutor em Ciências Ambientais. Conselheiro para Economia Circular do Pacto Global da ONU. Professor na Pós-Graduação em Direito Ambiental Internacional da Universidade Católica de Santos e na FIA Business School

De : sofia.jucon 7 de agosto de 2024
Like : 4 
economia circular empresas PNRS produção resíduos
Anterior Próxima

Postagens Relacionadas

Combinação de resíduos e tecnologia reverte em soluções sustentáveis nas edificações - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 dias atrás

Combinação de resíduos e tecnologia reverte em soluções sustentáveis nas edificações

Bambu, plástico, sistemas de armazenamento de água de chuva, infraestrutura para placas solares, soluções para melhor uso da luz e do vento. São inúmeras as estratégias de escritórios de arquitetura, engenharia e empresas da construção civil para edificações consideradas mais verdes. E o Brasil está no caminho: os números de edifícios sustentáveis certificados saltaram de 20 para mais de 500, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Dados da CBRE, consultoria global de serviços e investimentos imobiliários comerciais, mostram que tais prédios certificados têm taxas de ocupação até 23% superiores, com valores de aluguel semelhantes ou menores que os sem, segundo matéria divulgada pela EXAME.   Futebol e sustentabilidade nas edificações   Um bom exemplo vem do time Red Bull Bragantino, que firmou uma parceria para construção de

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
6 a cada 10 indústrias no Brasil adotam práticas de economia circular - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    5 dias atrás

6 a cada 10 indústrias no Brasil adotam práticas de economia circular

Seis em cada dez indústrias brasileiras adotam práticas de economia circular, segundo sondagem especial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os principais benefícios percebidos pelas empresas estão a redução de custos, o fortalecimento da imagem corporativa e o estímulo à inovação (veja mais abaixo). O levantamento ouviu 1.708 empresas das indústrias extrativa, de transformação e da construção civil, entre 3 e 13 de fevereiro de 2025. A sondagem detalhou quais são as práticas circulares mais adotadas pelas indústrias brasileiras. A ação mais frequente é a reciclagem de produtos, presente em um terço das empresas. Em seguida, aparecem o uso de matéria-prima secundária nos processos produtivos (30%) e o desenvolvimento de produtos com foco na durabilidade (29%).   Nível de circularidade varia entre setores industriais   Os dados mostram a presença

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Resíduos perigosos empresas se empenham no transporte seguro e em soluções sustentáveis - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 dias atrás

Resíduos perigosos: empresas se empenham no transporte seguro e em soluções sustentáveis

Pilhas, baterias, óleo lubrificante, equipamentos eletrônicos. Esses são alguns dos produtos que, após o seu uso, geram resíduos perigosos à saúde e ao meio ambiente, tornando-se muitas vezes um desafio para o seu manejo seguro, o que inclui o transporte desses itens. Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre), o país transporta diariamente cerca de 22 mil toneladas de tais resíduos, que graças ao empenho de empresas, população e a aplicabilidade de políticas públicas, o destino final não foi a contaminação de lençóis freáticos ou mesmo por terra.   Soluções para óleo contaminado   Uma das responsáveis pela coleta de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) é a Lwart Soluções Ambientais, que conta com uma frota de mais de 700 veículos,

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Sustentabilidade no setor de decoração o padrão que chega para ficar - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 semanas atrás

Sustentabilidade no setor de decoração: o padrão que chega para ficar

  Por Carlos Clur   O desenvolvimento de iniciativas e produtos sustentáveis é um tema cada vez mais discutido a nível mundial, principalmente por conta dos inúmeros problemas ambientais que, inclusive, tendem a crescer se diversas atitudes não forem tomadas de forma rápida e efetiva. Assim, companhias buscam por caminhos mais verdes, levando em conta também, o aumento da preocupação dos consumidores em relação ao planeta. A decoração é um setor que está em consonância com essa tendência. Segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a preocupação com a sustentabilidade está presente em 60% das indústrias. Além disso, de acordo com pesquisa realizada pelo Ipec, instituto de pesquisas de mercado e opinião, 52% dos brasileiros estão muito preocupados com o meio ambiente. O setor de decoração tem sido,

Like : 0  Visão : 0 Sem comentários
Mercado Livre de Energia a ilusão da autonomia sem gestão eficiente - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 semanas atrás

Mercado Livre de Energia: a ilusão da autonomia sem gestão eficiente

  Por João Paulo Campos   A abertura do Mercado Livre de Energia (MLE) trouxe uma promessa sedutora: mais autonomia, previsibilidade de custos, economia e poder de escolha. Desde 2024, companhias do Grupo A já podem migrar para esse modelo, e entre 2027 e 2030, a previsão é que todos os consumidores tenham acesso. No entanto, na prática, essa liberdade nem sempre se traduz em eficiência. O erro começa quando as empresas encaram esse novo modelo como solução final, um ponto de chegada, e não como uma oportunidade de repensar toda a forma como consomem e gerenciam energia. A adesão, por si só, não corrige práticas internas ultrapassadas, nem resolve o problema do desperdício energético já enraizado em processos pouco monitorados. Migrar sem adotar uma cultura de gestão ativa do

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Escola Móvel do SENAI-SP leva conscientização sobre Economia Circular para todo Estado - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 semanas atrás

Escola Móvel do SENAI-SP leva conscientização sobre Economia Circular para todo Estado

O SENAI-SP leva conceitos de circularidade da economia para a sociedade paulista. Por meio do Road Show de Economia Circular, a população de Guarulhos receberá informações sobre a urgência de modificarmos as formas de produção e consumo vigentes para um modelo circular e sustentável. A visitação gratuita será realizada na Av. Carmela Dutra, 380 - Jardim Pres. Dutra, no dia 25 de abril (das 8h às 17h) e no dia 26 (das 8h às 12h), e contemplará uma aula imersiva sobre os principais conceitos da Economia Circular, que propõe uma mudança de mentalidade ao repensar produtos e serviços, desde o projeto até a revisão de modelos de negócio. A escola móvel de Economia Circular do SENAI-SP é uma parceria com a empresa SCANIA, que disponibilizou para o projeto, em formato de

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Talks Resíduos da Abeaço discute avanços e desafios da logística reversa no Brasil - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 mês atrás

Talks Resíduos da Abeaço discute avanços e desafios da logística reversa no Brasil

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO) promoveu em São Paulo a primeira edição do TALKs Resíduos sob o tema "Do Descarte à Circularidade: Construindo um Novo Cenário para os Resíduos através de Políticas Públicas", mediado por Thais Fagury, presidente executiva da Associação. O evento, que faz parte de uma série, reuniu os principais players do setor e apresentou números importantes sobre logística reversa: segundo dados parciais da associação Prolata Reciclagem, iniciativa da ABEAÇO criada para cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), mais de 77.800 toneladas latas de aço foram revalorizadas em 2024 pelo programa da Prolata no Brasil. “A logística reversa é essencial para a sustentabilidade e, por isso, realizamos um evento para debater políticas públicas, legislação e desafios do setor. O TALKs Resíduos ABEAÇO foi

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Mercado de carbono no Brasil Uma nova era para o agronegócio - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Mercado de carbono no Brasil: Uma nova era para o agronegócio

Por Ivan Pinheiro   A recente aprovação da Lei de nº 15.042/2024, que regulamenta o mercado de carbono no Brasil, representa um marco significativo para a sustentabilidade no país. Com a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), o Brasil se posiciona como protagonista no cenário global de combate às mudanças climáticas, promovendo um ambiente propício para a inovação e a geração de novas fontes de receita. Um dos pilares dessa nova legislação é a Lei do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), sancionada em 2021, que permite aos proprietários rurais serem remunerados por manter áreas de preservação em suas propriedades. O Código Florestal Brasileiro já estabelece que os produtores rurais devem manter uma porcentagem de suas terras como áreas de preservação permanente e

Like : 2  Visão : 0 Sem comentários
Centros de Distribuição se empenham em soluções a favor do meio ambiente - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Centros de Distribuição se empenham em soluções a favor do meio ambiente

O e-commerce brasileiro superou uma marca importante: R$ 44,2 bilhões de crescimento, somente no primeiro trimestre de 2024, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Isso demostra não apenas o poder de compra dos consumidores que, principalmente com a pandemia, caíram no gosto de pesquisar e optar pelo mercado online, mas o desafio dos Centros de Distribuição (CD) em armazenar e destinar os produtos de forma ambientalmente responsável e eficiente e apostar nas soluções eficientes. Os CDs tradicionalmente projetados para armazenagem e distribuição também enfrentam desafios específicos quando o assunto é trabalhar a logística reversa nas operações. Por exemplo, os que tem como foco o recebimento de equipamentos eletrônicos, tem como exigência processos de triagem mais complexos, além da necessidade de recondicionamento ou descarte sustentável. “A logística reversa exige

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade

  Por Ana Falcão Gierlich   A odontologia, como muitas outras áreas da saúde, não está imune às questões ambientais, que estão se tornando cada vez mais centrais na sociedade. Se, no passado, os dentistas se dedicavam integralmente a atender às necessidades dos pacientes, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado. As regulamentações ambientais, que inicialmente pareciam distantes da prática odontológica, se tornaram um tema urgente para todos que atuam na área. A realidade é que, mais do que nunca, os dentistas precisam entender que o impacto ambiental de suas ações não é algo opcional, mas uma responsabilidade que acompanha a evolução da profissão. O primeiro ponto que merece atenção é o gerenciamento de resíduos odontológicos. A quantidade de resíduos gerados em consultórios é considerável e

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Cetrel fortalece a Economia Circular com práticas alinhadas ao conceito Total Waste Management (TWM) - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Cetrel fortalece a Economia Circular com práticas alinhadas ao conceito Total Waste Management (TWM)

A Cetrel, empresa com 46 anos de experiência em soluções ambientais, tem integrado os princípios da Economia Circular às suas práticas de Total Waste Management (TWM), potencializando benefícios ambientais e econômicos para as indústrias. O serviço de TWM da Cetrel oferece a gestão completa dos resíduos industriais dentro da própria planta do cliente, com foco no aumento da sustentabilidade e na promoção de uma economia circular e de baixo carbono. O trabalho tem início com uma análise detalhada das necessidades específicas de cada cliente, permitindo um atendimento personalizado. De modo geral, o serviço abrange todas as etapas do ciclo dos resíduos, incluindo planejamento, inventário e identificação, acondicionamento, logística interna, operação da central, transporte externo, destinação final e estudos de valorização. A iniciativa busca atingir altos índices de circularidade por meio

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Especialista explica importância de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em prédios - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Especialista explica importância de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em prédios

Em um país que produziu, em 2023, mais de 80 milhões de toneladas de lixo – e uma média individual de 382 kg, segundo o panorama mais recente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) –, é importante fazer a gestão dos resíduos produzidos nos condomínios e prédios comerciais, uma vez que esses  imóveis abrigam um grande número de pessoas. Nesses casos, é necessário elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Segundo o técnico em segurança da Embraps (empresa referência em facilities na Baixada Santista), Renan Rebustine, esse plano deve ser feito sempre que houver geração significativa de resíduos ou necessidade de destinação específica. “O PGRS define medidas para a separação, acondicionamento e descarte adequado dos resíduos. Ele é essencial para a qualidade ambiental do condomínio, garantindo o descarte correto, evitando a proliferação de pragas, roedores

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Entidades se destacam por iniciativas em prol da destinação correta de óleo vegetal - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Entidades se destacam por iniciativas em prol da destinação correta de óleo vegetal

A cidade de Itaperuçu, região metropolitana de Curitiba, PR, está se destacando por abrigar uma das primeiras empresas que conta com uma estação de efluentes (ETE) própria para reciclagem de óleo vegetal usado e inservível, que após processamento, pode ser utilizado na produção de fabricação de biodiesel, sabão biodegradável e outros produtos. A Ambiental Santos atende sistemas residenciais, comerciais e grandes geradores, por meio de agendamento, além de com pontos de coleta no estado e em Santa Catarina, para a destinação correta desse resíduo. Dados de 2019 da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) mostram que, do total de 4,7 bilhões de litros consumidos naquele ano, apenas 108 milhões foram destinados para reciclagem. “Reciclar vai muito além de separar o lixo, é preciso fechar a cadeia, ou seja,

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Reciclus abre chamamento para coleta itinerante de lâmpadas fluorescentes em municípios de até 25 mil habitantes - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Reciclus abre chamamento para coleta itinerante de lâmpadas fluorescentes em municípios de até 25 mil habitantes

A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação), entidade gestora desde 2017 na logística reversa de lâmpadas pelo Brasil, abriu um chamamento privado a municípios com menos de 25 mil habitantes para expansão de seu programa de coleta itinerante. O objetivo é tornar essa coleta mais acessível,permitindo que cidades menores possam ter essa soluçãode forma gratuita e de caráter voluntário, com a retirada e destinação adequada das lâmpadas fluorescentes armazenadas no território.  "A cidade tem a oportunidade de realizar campanhas de arrecadação de lâmpadas com escolas, universidades, instituições de saúde públicas e organizações sem fins lucrativos, antes da coleta da Reciclus. Isso não só promove a conscientização ambiental, mas também fortalece a responsabilidade coletiva”, frisa Camilla Horizonte, gerente de Operações e Marketing da entidade.  

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Da gestão de resíduos à economia sustentável a nova Lei nº 15.088 - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Da gestão de resíduos à economia sustentável: a nova Lei nº 15.088

  Por Flávio Linquevis   A promulgação da Lei nº 15.088, em 7 de janeiro de 2025, que altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), é um passo largo para a expansão da temática de sustentabilidade em território nacional. Ao proibir a importação de resíduos sólidos e rejeitos – com exceções rigorosamente estabelecidas –, a nova legislação busca fortalecer a economia circular e evitar a sobrecarga dos já críticos sistemas de gerenciamento de resíduos no país. Dados divulgados em 2023 pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) indicam que o Brasil conta com mais de 3 mil lixões em operação, mesmo após as determinações legais para a extinção. No mesmo ano, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que 31,9% dos

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Brasil na liderança da agenda climática global - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Brasil na liderança da agenda climática global: realidade ou utopia?

  Por Marcelo Bonniard   Os efeitos das mudanças climáticas no planeta já são amplamente reconhecidos e documentados. O recente Relatório da Lacuna de Emissões 2024, emitido pela ONU e intitulado "Chega de calor... por favor!" ("No More Hot Air... Please!"), sublinha a urgência de ações mais ambiciosas e robustas para mitigar o aquecimento global. Para que a meta de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, conforme estabelecido no Acordo de Paris, seja alcançada, é imprescindível uma redução das emissões globais em 42% até 2030 e 57% até 2035. Todavia, as tendências atuais apontam para um aquecimento significativamente maior, com consequências graves para as populações e ecossistemas. No quesito liderança, o Brasil vem despontando nessa ação. Apesar da gravidade da situação, o Brasil se destaca como uma nação

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

Carreiras em ESG: Uma área em expansão com futuro promissor 

Em consequência à crescente necessidade da adoção de práticas responsáveis e sustentáveis por parte das empresas, a área de ESG (Ambiental, Social e Governança) tem ganhado cada vez mais relevância no cenário corporativo e para o mercado de trabalho. Esse movimento recente se intensificou com as crises sanitárias e ambientais experenciadas nos últimos anos, provocando uma transformação nas estratégias corporativas, que buscam desenvolver maior capacidade de enfrentamento dos desafios desse novo cenário. Carreiras em ESG estão no radar dessa nova organização. Com essa nova realidade, muitas portas são abertas para diversas oportunidades de trabalho em ESG, como: profissionais voltados à sustentabilidade, gestores de ESG, auditores e especialistas em responsabilidade social, especialistas em governança corporativa, dentre outras. Possuir em seu quadro de colaboradores profissionais mais bem preparados é fundamental para que

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Indústrias transformam resíduos em matéria-prima para produção de tintas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

Indústrias transformam resíduos em matéria-prima para produção de tintas

A circularidade é uma ação que envolve não apenas os consumidores, mas toda uma cadeira produtiva e a indústria de tintas também está nessa consonância. A AkzoNobel, multinacional holandesa de tintas e revestimentos, está reaproveitando o lodo industrial na fabricação da tinta Coral Pinta Piso. O projeto foi implementado na unidade de Mauá, SP, contribuindo para preservação de recursos naturais ao substituir matérias-primas virgens por resíduos industriais tratados. O lodo é utilizado para formular os tons mais intensos como cinzas, vermelho e verde e o produto é comercializado em países como Bolívia, Paraguai, África do Sul, Suriname, Gambia e Reino Unido, além do Brasil. “Esta iniciativa pioneira no segmento de tintas contribui com o objetivo da empresa de atingir 100% de circularidade até 2030. O uso do lodo industrial aliado

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Futuro sustentável Investimento em tecnologia impulsiona agenda ESG na indústria - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

Futuro sustentável: Investimento em tecnologia impulsiona agenda ESG na indústria

  Por Gabriel Pavão Com o aumento da relevância da agenda ESG nas indústrias, cada vez mais a tecnologia vem sendo uma aliada estratégica dos executivos no cumprimento de seus objetivos de negócio, sejam eles para reduzir a pegada ambiental, melhorar as condições de trabalho e segurança dos colaboradores, ou, ainda, no futuro proporcionar maior transparência nos processos operacionais e no relacionamento com stakeholders. Nesse contexto, a pesquisa “Panorama ESG 2024”, produzida pela Amcham Brasil, indica que 71% das empresas entrevistadas já implementaram práticas ESG em seus negócios, em estágio inicial ou avançado, o que reforça a relevância do tema como uma prioridade para garantir competitividade, especialmente no mercado industrial. No entanto, colocar em prática essa estratégia não é uma tarefa simples. Obstáculos como resistência à mudança cultural, necessidade de

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
ABIHPEC é habilitada pelo Ministério do Meio Ambiente como entidade gestora de logística reversa - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

ABIHPEC é habilitada pelo Ministério do Meio Ambiente como entidade gestora de logística reversa

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) foi habilitada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como entidade gestora de sistemas de logística reversa de embalagens em geral. A designação foi oficializada por meio da Portaria GM/MMA nº 1.286, de 14 de janeiro de 2025, publicada no Diário Oficial da União. A habilitação como entidade gestora reconhece a ABIHPEC como uma das entidades responsáveis por implementar, coordenar e monitorar ações de logística reversa, alinhadas às diretrizes da Portaria GM/MMA nº 1.102, de 2024. Entidade gestora   A atuação do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) na promoção da circularidade se dá com o Programa Mãos Pro Futuro, que, em 2023, comemorou 18 anos com a recuperação de 165 mil toneladas de embalagens pós-consumo, superando

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Empresa CartonDruck alcança o status de Aterro Zero - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

Empresa CartonDruck alcança o status de Aterro Zero

No dia 14 de janeiro, a CartonDruck, empresa de Blumenau (SC) referência na produção de embalagens em papel cartão, conquistou a certificação Aterro Zero, fornecida pela KWM Solutions, especialista em Gerenciamento Total de Resíduos e Economia Circular. Esse selo garante que todos os resíduos gerados nas operações da CartonDruck agora têm destinações sustentáveis, sem envio para aterros sanitários. Projeto Aterro Zero Os materiais descartados pela CartonDruck ganharam novas finalidades: papel e papelão foram transformados em caixas e papel toalha; plástico filme e peças deram origem a sacos de lixo e novos itens plásticos; sucatas metálicas foram recicladas em novos metais; madeiras se tornaram pellets. Resíduos mais complexos, como borras de tinta e lixo comum, foram utilizados na fabricação de cimento, enquanto resíduos orgânicos geraram adubo por meio de compostagem. Segundo

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Companhias do setor de papéis investem em inovação sustentável - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

Companhias do setor de papéis investem em inovação sustentável

Da embalagem a um documento, a fabricação de itens cartonados e produção de celulose, além da inovação, também estão em consonância com o conceito ESG e isso vai desde o uso de madeira de reflorestamento até soluções que mitigam impactos negativos ao meio ambiente. E não é para menos: pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 86% dos brasileiros preferem consumir produtos de empresas que demonstram responsabilidade ambiental. Um exemplo é o da Cartonagem Hega aderiu ao sistema fotovoltaico com a instalação de 114 painéis solares em 2019, além da instalação de telhas translúcidas para melhorar a iluminação da fábrica. “Como já estávamos no início do verão 2020, período de maior geração em função da estação do ano, a redução foi imediata, restando apenas as taxas básicas da

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
“Precisamos destravar o potencial ambiental e produtivo da Economia Circular” - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

“Precisamos destravar o potencial ambiental e produtivo da Economia Circular”

  Artigo de Flávio Ribeiro* Pelo combate ao desperdício, aumento de vida útil dos produtos, reparo ou substituição destes por serviços, e até mesmo na reciclagem de materiais, o modelo de Economia Circular é uma resposta cultural e econômica necessária para um mundo mais sustentável. Tanto é que o mundo mais industrializado já se move em direção à circularidade. É o caso da Europa, onde os países do continente executam, há algum tempo, ações para converter a economia do continente em um modelo sustentável, circular e neutro em carbono até 2050. Também o Japão, líder mundial em reciclagem de resíduos eletrônicos, está firmando entendimentos com organizações brasileiras para troca de experiências em Economia Circular.   Política Nacional de Economia Circular   Aqui no Brasil, um passo significativo foi dado no

Like : 0  Visão : 0 Sem comentários
Especialistas dão dicas para empresas se adequarem às normas ESG neste novo ano - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

Especialistas dão dicas para empresas se adequarem às normas ESG neste novo ano

O ano de 2025 está em andamento e, com mais uma jornada, as empresas precisam se adequar para trabalharem em prol da sustentabilidade. E o cenário está mais exigente: a regulamentação do mercado de carbono recentemente sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). O sistema segue o modelo cap-and-trade, em que o governo define um teto de emissões e distribui permissões correspondentes e a expectativa é que cerca de 5 mil empresas integrem o mercado regulado no Brasil. “O sucesso do SBCE dependerá de instituições robustas e sistemas eficazes de monitoramento e auditoria para evitar fraudes e garantir a credibilidade internacional. Isso envolve a capacitação do setor empresarial, especialmente pequenas e médias, que podem enfrentar

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Lideranças são estratégicas para consolidar a implementação de políticas de ESG nas empresas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

Lideranças são estratégicas para consolidar a implementação de políticas de ESG nas empresas

Por Ary Gatto*   A adoção de práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre) se tornou uma das principais prioridades no mundo corporativo. Independente de a motivação ser causar um impacto social positivo ou fortalecer a imagem reputacional perante o mercado, 71% das empresas brasileiras adotam ou já iniciaram alguma ação de sustentabilidade. Os dados são da pesquisa ‘Panorama ESG 2024’ divulgada recentemente pela Câmara Americana do Comércio para o Brasil (Amcham). Para esse processo avançar, as ações das lideranças nas empresas são essenciais. Mesmo com um cenário em evolução, os desafios para o sucesso e a integração dessas iniciativas dentro das organizações ainda são imensos. Além dos obstáculos em relação a recursos, existe um ponto fundamental que, por vezes, tende a ser negligenciado: a conexão com

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Reaproveitamento das cinzas da casca de arroz ajudou a produzir mais de 4 milhões de tijolos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

Reaproveitamento das cinzas da casca de arroz ajudou a produzir mais de 4 milhões de tijolos

Reaproveitar a casca do arroz e gerar resultados positivos para a região segue sendo um dos principais objetivos do projeto da Fumacense Alimentos e Bebidas que, desde 2021, cria tijolos sustentáveis. A ação, que visa o reaproveitamento máximo de resíduos do processo produtivo da indústria – com a reutilização da cinza originada da queima da casca de arroz usada para geração de energia –, a indústria contribuiu na produção de mais de 4 milhões de tijolos, em parceria com a Cerâmica Guarezi, da cidade de Treze de Maio (SC). Nos últimos três anos, 1,9 mil toneladas de cinzas foram geradas e enviadas para a fabricação dos tijolos. Ao substituir parcialmente a composição dos produtos, as cinzas aceleram a secagem da massa, agilizando o processo produtivo e aumentando o volume de fabricação. No

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Tendências em ESG norteiam empresas de todos os níveis - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    5 meses atrás

Tendências em ESG norteiam empresas de todos os níveis

Da pequena iniciativa, como a coleta de tampinhas plásticas que são convertidas em outros itens, até grandes estratégias corporativas, como o replantio de árvores ou mesmo investimentos em agricultura familiar, as ações ESG aplicadas têm um plus, que é difusão cada vez mais expressa por meio da internet e outros meios de comunicação. Ou seja, o acesso ao entendimento dessas atividades em uma empresa do outro lado do globo, pode ser acessado por uma cooperativa de uma região no Brasil e vice-versa. “Como tema transversal nas corporações, à medida que gera conectividade entre as equipes profissionais e interrelação nas metas, o ESG tem ampliado negócios e oportunidades, desde portfólios, produtos sustentáveis, novos mercados de atuação e interessado cada vez mais às empresas nacionais”, observa Aline Oliveira, diretora da IntelliGente Consult,

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
O poder transformador do ESG na Bolsa Segurança para investidores e avanço de resultados nos negócios - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    5 meses atrás

O poder transformador do ESG na Bolsa: Segurança para investidores e avanço de resultados nos negócios

  Por André Ricardo Telles   O conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança), cada vez mais interconectado e sensível a questões ambientais e sociais, deixou de ser uma tendência para se consolidar como uma prioridade estratégica em empresas de diversos setores. Muito além de uma resposta às demandas de sustentabilidade, a adoção de práticas ESG representa uma poderosa alavanca para resultados financeiros expressivos, enquanto protege investidores e promove um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. No setor de água e efluentes, onde a gestão responsável de recursos hídricos é vital para a segurança das populações e a saúde ambiental, essa realidade é evidente. Soluções inovadoras, como sistemas avançados de tratamento e tecnologias de reuso, demonstram como a gestão responsável de recursos pode promover tanto retornos financeiros quanto

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Programas de capacitação e mentoria aumentam a participação feminina na reciclagem - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

Programas de capacitação e mentoria aumentam a participação feminina na reciclagem

As mulheres estão em vários setores da força de trabalho e na área de reciclagem e gestão de resíduos, o cenário não é diferente. Segundo dados do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o Brasil conta com 800 mil pessoas que atuam no ramo da reciclagem, sendo 66% mulheres, que estão empregadas ou empreendem em cooperativas e associações de reciclagem em todas as frentes, desde a coleta até a venda desses materiais. Um bom exemplo vem do Paraná, que está desenvolvendo o programa Empreendedoras da Reciclagem. A ação oferece mentorias para 50 mulheres que trabalham com a reciclagem de resíduos sólidos em cooperativas e associações de reciclagem de Campo Largo e outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba.   Time de mulheres   O Paraná conta com 440 associações

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
41% das pessoas descartam resíduos inadequadamente, revela estudo - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

41% das pessoas descartam resíduos inadequadamente, revela estudo

O descarte responsável é uma das questões ambientais mais urgentes da atualidade, e a participação ativa do consumidor na revalorização desses materiais é fundamental para mitigar os impactos ecológicos. O estudo “Um Mundo de Resíduos: Riscos e Oportunidades na Gestão de Resíduos Domésticos” revelou que 41% das pessoas os descartam  inadequadamente, enquanto apenas um terço (33%) separa corretamente os materiais recicláveis para a coleta seletiva, considerando a média global. No Brasil, a pesquisa realizada pela Lloyd’s Register Foundation, em colaboração com o UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e a empresa Engineering X, indicou que 59% das residências separam os materiais antes de descartá-los, superando a média mundial. No entanto, o estudo apontou uma diferença geracional: 75% das pessoas acima de 65 anos realizam a coleta, enquanto

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
ESG gera retorno financeiro sim, mas vocês não estão preparados para essa conversa - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

ESG gera retorno financeiro sim, mas vocês não estão preparados para essa conversa

  Por Vanessa Pires   O ESG envolve a responsabilidade ambiental, a justiça social e a boa governança corporativa, e é cada vez mais determinante na tomada de decisões de investidores e empresas. Contudo, um tema polêmico persiste: ESG gera retorno financeiro, sim, mas será que o mercado está realmente preparado para compreender o impacto financeiro dessa transformação? Embora seja frequentemente associado a iniciativas de responsabilidade corporativa e à mudança de mentalidade, a visão de que ele não gera lucro é uma verdade para muitos setores. Isso ocorre devido à falta de compreensão sobre os benefícios financeiros reais que tais práticas trazem em longo prazo. Historicamente, as instituições objetivam primordialmente o lucro. A rentabilidade é, muitas vezes, o principal (o único) critério de sucesso.  Esse paradigma, contudo, está mudando. Em

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Livro retrata a desigualdade social pelas lentes de um fotojornalista - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

Livro retrata a desigualdade social pelas lentes de um fotojornalista

“O Caçador de Trolls - monstros sociais pelas lentes de um fotojornalista” (editora Hortelã, 2024). Este é o título do livro do fotojornalista paraense João Paulo Guimarães, a ser lançado em dezembro com enfoque na questão social. A obra relata sem romantismos a rotina de profissão, com suas agruras e hercúleas jornadas, como a história de um quilombola assassinado, a população em situação de rua em São Paulo, ou o dia a dia dos lixões, com destaque para a vida de Gabriel da Silva, clicado aos 12 anos, no lixão de Pinheiro, no Maranhão, que, ironicamente, encontrou uma árvore de Natal no lixo.  A imagem viralizou após publicação feita pelo padre Júlio Lancellotti na internet. A obra tem prefácio de Juliano Salgado, presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra, cineasta

Like : 8  Visão : 0 Sem comentários
78% das empresas brasileiras pretendem aumentar investimentos em ESG, apontam levantamentos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

78% das empresas brasileiras pretendem aumentar investimentos em ESG, apontam levantamentos

As empresas estão colocando também na planilha os números e investimentos em ESG. É o que aponta duas pesquisas recentes de mercado, que apresentamos aqui. A primeira delas é da Grant Thornton, consultoria e auditoria global, realizada com 4 mil empresários de 31 países. De acordo com a pesquisa trimestral International Business Report (IBR) conduzida pela consultoria, 78% dos líderes nacionais pretendem ampliar a aplicação de recursos focados em ESG. O dado representa um aumento de 7 p.p. em relação ao último período, acima também das médias global, 58% e da América Latina, 63%. Glória Lucena, sócia de ESG da Grant Thornton Brasil, explica que o número reflete o movimento das organizações para atender às novas regulamentações, que aprimoram a divulgação de assuntos relacionados à sustentabilidade, com base no padrão

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Indústria têxtil é exemplo de sustentabilidade, com reaproveitamento de 98% dos resíduos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

Indústria têxtil é exemplo de sustentabilidade, com reaproveitamento de 98% dos resíduos

A indústria têxtil desempenha um papel importante na economia global, e seu desenvolvimento sustentável tem sido um foco crescente para garantir um futuro mais verde. A promoção de iniciativas como a reciclagem, a economia circular e a gestão responsável de resíduos reflete o compromisso da indústria em reduzir o consumo de recursos naturais, como a água, e as emissões de carbono. Com essas práticas, a indústria têxtil visa contribuir para um ecossistema mais equilibrado, adotando um modelo de produção cada vez mais alinhado à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.   Reaproveitamento   Em meio a esse cenário, a Incofios, empresa têxtil catarinense e que possui unidade fabril em Campo Verde, Mato Grosso, vem se destacando por suas ações voltadas à sustentabilidade. Em 2023, a empresa conseguiu reaproveitar 98%

Like : 2  Visão : 0 Sem comentários
Plataforma facilita a logística reversa de equipamentos de telecom - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

Plataforma facilita a logística reversa de equipamentos de telecom

Já não há como desvencilhar a demanda por soluções tecnológicas para impulsionar a economia, em especial quando o assunto é telecomunicações,a chamada Telecom. De acordo com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o setor no Brasil faturou R$ 754,9 bilhões em 2023, 5,2% a mais em relação ao ano anterior. “São Paulo, que concentra o maior número de empresas e é o principal centro econômico do país, inclusive na prestação de serviços e na indústria de tecnologia, registrando 11% do PIB vindo do setor”, destaca matéria do InfoMoney.   Telecom em destaque   Na outra ponta, descortina outra demanda: a de logística reversa desses equipamentos obsoletos, bem como administrar esse fluxo de produtos e soluções em telecomunicações. O levantamento Global E-waste Monitor 2024 mostra que o Brasil produz 2,4 milhões

Like : 2  Visão : 0 Sem comentários
Empresas se engajam para arrecadar tampinhas para doações - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

Empresas se engajam para arrecadar tampinhas para doações

Certamente, você já deve ter reparado em estações de metrô, supermercados, farmácias e até mesmo dentro das empresas e escolas um recipiente para coleta de tampinhas. Essa iniciativa, além de ajudar na economia circular, também tem a renda revertida em doações para instituições, como hospitais, causa animal, casas de repouso e as que auxiliam pessoas com câncer, por exemplo. Uma delas é a Tampinha Legal, criada pelo Instituto SustenPlást, do Rio Grande do Sul, com o apoio do Movimento Plástico Transforma, que tem como foco venderas tampas plásticas arrecadadas e repassar às instituições beneficiadas o dinheiro recebido, sem qualquer comissão. Na outra ponta, a indústria reutiliza o plástico para fabricar novos objetos, como cadeiras. Em números, foram recolhidas, em nove estados brasileiros, nos últimos cinco anos, 638 milhões de tampinhas,

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Parceria entre Assaí e CHEP evita descarte de 5 milhões de kg de pallets e emissão de quase 6 mil toneladas de CO2 - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Parceria entre Assaí e CHEP evita descarte de 5 milhões de kg de pallets e emissão de quase 6 mil toneladas de CO2

A rede atacadista Assaí juntamente com a empresa de pallets CHEP se uniram a favor da economia circular. Recentemente, recebeu o certificado por parte da CHEP a certificação em sustentabilidade, auditada pela RDC Environment, consultoria externa sediada na Bélgica, que calcula os benefícios ambientais na cadeia logística. No período de um ano, graças à adoção do modelo de pooling de pallets, o Assaí evitou a emissão de 5,8 milhões de quilos de CO2, o que corresponde a 132 voltas ao mundo de caminhão. Conhecidos pelo seu tom azul, os pallets da CHEP são compartilhados e reutilizados, seguindo um modelo de logística sustentável. Ao adotar essa operação, o Assaí Atacadista ainda evitou o uso de 15.715 árvores e o descarte de mais de 5 milhões de quilos de resíduos em aterros

Like : 2  Visão : 0 Sem comentários
Shopping Metrópole recicla mais de 87% dos resíduos gerados - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Shopping Metrópole recicla mais de 87% dos resíduos gerados de abril a junho de 2024

Comprometido com a responsabilidade ambiental, o Shopping Metrópole atingiu a marca de 245,34 toneladas de resíduos reciclados, o resultado é fruto do trabalho do empreendimento de estimular clientes e visitantes a fazerem o descarte correto nas lixeiras de reciclagem distribuídas em seus corredores. Ao todo foram encaminhados para reciclagem 2,14 toneladas de alumínio, 10,34 toneladas de plástico, 53,68 toneladas de papel, 2,45 toneladas de vidro e 115,48 toneladas de material orgânico, que foram encaminhadas para compostagem. Além disso,12,33% dos rejeitos foram direcionados para coprocessamento e reaproveitados, com isso, não houve destinação de resíduos gerados para aterros sanitários no trimestre. Os números chamam a atenção, mas o impacto vai além das estatísticas. Graças à reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos, feitos de forma correta pelo Shopping Metrópole – com lixeiras de reciclagem

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Projeto de educação ambiental beneficia mais de 300 cidades - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Projeto de educação ambiental do InPEV beneficia mais de 300 cidades

Criado em 2010, o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, inciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPEV), tem como norte engajar alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental sobre a importância da gestão responsável de resíduos sólidos, destacando o conceito de responsabilidade compartilhada entre cidadãos, empresas e governo. Para tanto, o PEV trabalha alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e considera a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) na produção de atividades sobre conscientização da sociedade por meio da educação ambiental, começando pelas crianças e replicando às suas famílias.   Projeto do InPEV   “O PEA Campo Limpo é mais do que um programa educativo, é uma ferramenta que forma cidadãos conscientes e preparados para lidar com os desafios ambientais do futuro.

Like : 2  Visão : 0 Sem comentários
ZF amplia iniciativas ambientais com a reutilização de caixas para armazenamento e transporte - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

ZF amplia iniciativas ambientais com a reutilização de caixas para armazenamento e transporte

A ZF deu início a uma nova iniciativa sustentável relacionada à reutilização de embalagens nas operações logísticas entre as unidades de São Bernardo do Campo e Araraquara e também junto a clientes do mercado interno e unidades da ZF fora do País.  Após levantamentos que demonstraram as possibilidades de significativos ganhos ambientais, a ZF deu início ao projeto no final de 2023. A ideia é de estender a ação para todas as unidades da ZF no Brasil, com previsão de ativação em unidades da empresa na Alemanha ainda este ano. O projeto reutiliza embalagens de papelão grandes médias e pequenas, que possuem base em formato de pallets. Essas embalagens normalmente seriam descartadas e agora seguem para o mercado interno e também para o mercado externo/exportação via marítima.   Reutilização na

Like : 2  Visão : 0 Sem comentários
Circularidade de eletrônicos é essencial para evitar mais impactos ambientais - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Circularidade de eletrônicos é essencial para evitar mais impactos ambientais

Do mesmo modo que os dispositivos se renovam e se atualizam, o mesmo ocorre com grandes equipamentos presentes na indústria. Resultado: uma necessidade cada vez maior de aprimorar a cultura da economia circular, destinando corretamente esses resíduos eletrônicos. Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), que coordena iniciativas de eficiência energética em países em desenvolvimento, a otimização com inversores dos 300 milhões sistemas de motores em uso hoje no mundo poderiam reduzir o consumo de energia global em pelo menos 10%.   Circularidade na cadeia produtiva   Um exemplo vem da ABB, multinacional especializada em motores elétricos e inversores de frequência, lançou recentemente o Projeto Circularidade, que faz a reinserção de componentes de motores, geradores e inversores de frequência obsoletos em novas cadeias produtivas. Voltada a empresas em processo

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
ABNT promove lançamento de normas técnicas de economia circular - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

ABNT promove lançamento de normas técnicas de economia circular

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) promovem no dia 15 de outubro de 2024, das 9h30 às 12h30, o lançamento da série de normas ABNT NBR ISO 59004, 59010 e 59020. Os documentos definem conceito e princípios de economia circular, modelos de negócio e ações para a transição e indicadores para mensuração e avaliação da performance de circularidade pelas organizações. O evento contará com participação ativa de representantes da Comissão Especial de Estudos em Economia Circular (ABNT/CEE-323) e do Comitê Técnico sobre Economia Circular da ISO (ISO/TC 323 – Circular Economy), para debates sobre as normas técnicas que serão adotadas no País.   Norma da ABNT enfatiza importância da economia circular  

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
500 bilhões de dólares no lixo revelam o desperdício da moda rápida - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

500 bilhões de dólares no lixo revelam o desperdício da moda rápida

Segundo dados da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece), 85% de todos os têxteis vão para o lixo anualmente. Só no Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são produzidas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano e, desse total, 80% são destinados a lixões e aterros sanitários. Em todo o mundo, anualmente, cerca de 500 bilhões de dólares são jogados fora em roupas com pouco uso e que, muitas vezes, não são recicladas. Hugo Silva Ito, professor do curso de Moda da UniCesumar de Maringá (PR), afirma que parte desses impactos ambientais foram incentivados pela moda rápida (fast fashion), que possui uma produção em massa alimentada pela alta demanda do público por roupas novas. “O fast fashion busca

Like : 2  Visão : 0 Sem comentários
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

Por que a gestão do carbono e os créditos de carbono fazem sentido para os negócios?

  Por Alessandro Panasolo   Cada vez mais, as empresas são desafiadas a se tornarem carbono neutras, e um passo fundamental para atingir esse objetivo é a realização do balanço de carbono. Através desse processo, é possível identificar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelas operações e, quando aplicável, as possíveis remoções de carbono que possam ocorrer. O balanço de carbono fornece uma visão clara das emissões e é essencial para que as empresas possam implementar ações eficazes de mitigação, contribuindo para alcançar suas metas de sustentabilidade. Além disso, a gestão do carbono é imprescindível para qualquer organização que busca atingir o net zero, um compromisso cada vez mais central nas estratégias climáticas corporativas. Reduzir emissões diretas, otimizar processos e buscar soluções de eficiência energética são alguns dos

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Núcleo de Produção de Composto Orgânico fomenta gestão de resíduos na capital paulista - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

Núcleo de Produção de Composto Orgânico fomenta gestão de resíduos na capital paulista

Núcleo de Produção de Composto Orgânico. Este é o nome da iniciativa promovida pela Coordenadoria de Fauna Silvestre (CFS), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo (Semil), que atua no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, na pesquisa sobre conversão de resíduos orgânicos em adubo de alto valor agregado e em novos produtos biotecnológicos. Segundo informações, o Núcleo tem apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), e iniciou as atividades na antiga Fundação Parque Zoológico de São Paulo, onde inicialmente surgiu para processar resíduos orgânicos gerados pela instituição. Com a transição para gestão privada do zoológico, permaneceu sob a administração do governo estadual. “O Núcleo atua como um hub de conhecimento, recebendo além dos resíduos, a colaboração de de pesquisadores e

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Coleta seletiva em casa pode ser primeira iniciativa para aderir à sustentabilidade no dia a dia - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

Coleta seletiva em casa pode ser primeira iniciativa para aderir à sustentabilidade no dia a dia

Em tempos em que a sustentabilidade se torna cada vez mais urgente, a coleta seletiva em casa é uma das formas mais acessíveis de transformar o impacto ambiental dentro e fora do próprio lar. Separar corretamente os resíduos pode ser mais fácil do que parece e contribui diretamente no aumento do índice de reciclagem no Brasil, que hoje está em apenas 4%, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). O primeiro passo é separar o lixo em categorias: papel, plástico, vidro, metal e orgânico. Caso tenha dificuldade ou precise economizar tempo, a separação pode ser a partir de outros três grupos: recicláveis, não recicláveis e orgânicos. É possível utilizar sacos para lixo recicláveis, com cores diferentes para cada material, como azul para papel, verde para vidro, amarelo para

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Caminhos da indústria química brasileira na economia de baixo carbono - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

Caminhos da indústria química brasileira na economia de baixo carbono

  Por Manfredo Rübens     A necessidade de uma economia de baixo carbono é urgente, uma vez que as temperaturas e emissões globais atingem níveis alarmantes. O relatório das Nações Unidas sobre a Lacuna de Emissões ressalta a necessidade de uma redução substancial nas emissões globais, sendo necessário esforço conjunto entre governos, empresas e sociedade civil para alcançar a neutralidade climática até 2050. De acordo com o documento, é imprescindível uma redução de 28% para limitar o aquecimento global a 2°C e de 42% para limitá-lo a 1,5°C. Dessa forma, é fundamental serem implementadas ações efetivas para transformar a economia global. O governo brasileiro assumiu o compromisso perante o Acordo de Paris de reduzir emissões de gases de efeito estufa em 53% até 2030, em relação aos níveis de

Like : 8  Visão : 0 Sem comentários
Queimadas desafios, impactos e soluções emergenciais - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

Queimadas: desafios, impactos e soluções emergenciais

  Por *Eng. Civ. Lígia Mackey e Eng. Agr. Marilia Gregolin   Estamos enfrentando uma das piores temporadas de incêndios florestais em décadas, afetando gravemente diferentes regiões do País, como a Amazônia e o Pantanal. A seca extrema, as altas temperaturas e as atividades humanas, como o desmatamento ilegal, queimadas e práticas agrícolas predatórias, intensificam a propagação dos incêndios e geram nuvens de fumaça. A preocupação é generalizada e especialistas da área tecnológica alertam a população sobre os impactos negativos desse cenário, sinalizando como todos podem ajudar a reverter essa situação. Somente na Amazônia, o número de focos de incêndio no primeiro semestre de 2024 atingiu o maior nível em 20 anos. Em todo o Brasil, 11,39 milhões de hectares já queimaram. O mês de agosto representou um crescimento de

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
O ‘papel’ das empresas em eliminar o uso de impressos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

O ‘papel’ das empresas em eliminar o uso de impressos

O processo de digitalização está diminuindo consideravelmente o uso de papel, seja para impressos, seja até para uma simples anotação e isso auxilia não apenas na economia, mas também na pegada ambiental nas organizações. Grandes eventos, como o festival de música Lollapalooza Brasil, também estão eliminando o uso de ingressos impressos. Segundo a organização, a edição 2025 festival disponibilizará apenas tickets digitais a partir de 2025, evitando a cobrança da taxa de envio. “Para uma experiência mais prática, econômica e segura, os ingressos para o Lollapalloza 2025 serão digitais. Ao efetuar a compra, as informações dos ingressos estarão disponíveis [eletronicamente] e poderão ser consultados a qualquer momento”, informa a organização.   O papel nas corporações   Um estudo da PwC mostrou que 86% das empresas esperam usar tecnologias digitais da

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Bosch e Lwart se unem para impulsionar a logística reversa de óleo lubrificante usado - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    9 meses atrás

Bosch e Lwart se unem para impulsionar a logística reversa de óleo lubrificante usado

Quem for fazer uma manutenção do automóvel nas oficinas Bosch Car Service vai conhecer uma novidade em logística reversa de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC). A Bosch Brasil, operadora das oficinas, firmou parceria com a Lwart Soluções Ambientais, especializada na logística reversa desse OLUC. Ao todo, 900 oficinas brasileiras são credenciadas Bosch e por meio dessa parceria é possível a destinação correta de todo o volume de OLUC dos automóveis levados para manutenção."Estabelecer mais uma parceria que vai reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental das atividades é motivo de orgulho e reafirma nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e com a construção de um futuro mais sustentável", frisa André Astini, diretor de Conceito de Oficinas da Bosch Brasil.   Destinação do óleo lubrificante   Após

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Lixões comemorar o quê - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    9 meses atrás

Lixões: comemorar o quê?

Por João Gianesi Netto* Quando, em 2020, foi promulgada a lei 14.026, que instituiu o Novo Marco Legal do Saneamento, os técnicos da ABLP e, agora, do sucessor da entidade, o Instituto Valoriza Resíduos by ablp, juntamente com os colegas de outras instituições, sentiram-se aliviados e encorajados. E havia bons motivos para isso, pois a erradicação dos lixões, nossa maior meta ambiental desde a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, ganhava plenas condições legais de ser atingida com pleno êxito. Quais são os caminhos previstos para o atingimento dessa meta? Sustentabilidade econômica (a falta de recursos era a maior desculpa dos prefeitos em manterem os lixões); regionalização (proporcionando economia de escala para a destinação adequada dos rejeitos); faltava uma Lei Federal, tornando politicamente viável a cobrança

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Parcerias promovem reciclagem e reutilização de descarte têxtil - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    9 meses atrás

Parcerias promovem reciclagem e reutilização de descarte têxtil

Polpa solúvel circulose. Este é o nome do resultado de um sistema de reciclagem e reutilização de têxtil, desenvolvida pela empresa sueca Renewcell, sendo tal procedimento composto integralmente por tecidos descartados. Produtores e grandes marcas de vestuário, como Levi’s, Calvin Klein, H&M e Tommy Hilfiger já estão utilizando a matéria-prima para substituir insumos considerados de alto impacto ambiental, como os derivados de petróleo em seus tecidos. “O algodão, por exemplo, requer grande quantidade de água para crescer e ser processado, além de depender de pesticidas e fertilizantes. Como nosso processo utiliza apenas peças de roupa recicladas, podemos oferecer um produto que consome menos água e químicos em seu ciclo”, explica Henrik Dahlbom, diretor do projeto da Renewcell.   Experiência de descarte têxtil   Um exemplo de como esse insumo está mudando

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Festas juninas e julinas São João de Caruaru recebeu duas centrais de triagem de resíduos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    9 meses atrás

Festas juninas e julinas: São João de Caruaru recebeu duas centrais de triagem de resíduos

As festas juninas e julinas, tão presentes pelo Brasil, além de alegrar as pessoas e impulsionar o setor de eventos, também são palco para a sustentabilidade. Um exemplo é o São João de Caruaru, PE, que contou durante os 70 dias de festa com duas centrais de triagem de resíduos e beneficiando 150 catadores de material reciclável da região, Associação de Catadores de Resíduos de Caruaru (ACRSC), Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA) e o Instituto Mãos Amigas (IMA). As organizações Verdear Eventos + Sustentáveis, a Secretaria de Meio Ambiente de Caruaru e o Instituto Transforma Caruaru estão no rol de entidades envolvidas no “São João Sustentável”, ação de operacionalidade da iniciativa, conforme comenta Chris Magalhães, coordenadora do Instituto.“O intuito do São João Sustentável é trabalhar o tripé ESG,

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Destinar corretamente embalagens de defensivos agrícolas é primordial para mitigar impactos ambientais - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    9 meses atrás

Destinar corretamente embalagens de defensivos agrícolas é primordial para mitigar impactos ambientais

A agricultura é um dos segmentos mais presentes no Brasil e para a sua produção, se faz necessária a utilização de defensivos para o controle de pragas. Destinar corretamente embalagens de defensivos agrícolas é primordial para mitigar impactos ambientais. Para se ter uma ideia, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal (Sindiveg) revelou que a área tratada com defensivos agrícolas no Brasil teve um aumento significativo de 3,7% em comparação com a safra anterior. Imagine, portanto, a quantidade de embalagens em que são acondicionadas essas substâncias? Por lei (Decreto Federal 4.074/2002 e à Lei Federal nº 14.785/2023), é preciso dar destino correto desses produtos, já que contam com substâncias nocivas à saúde. As embalagens são coletadas pelo do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade responsável pela

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Empresas investem na sustentabilidade, adotando conceitos como os 5Rs, em caixas eletrônicos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    9 meses atrás

Empresas investem na sustentabilidade, adotando conceitos como os 5Rs, em caixas eletrônicos

Quando você vai a um caixa eletrônico, não imagina o quanto de resíduos que podem ser gerados ou ainda podem ser convertidos em novos equipamentos. Pois essa preocupação ambiental está presente nas operações da TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do país mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas. Segundo informações, a companhia, responsável pela gestão de 30 mil caixas eletrônicos, entre a rede do Banco24Horas e de outras instituições, de 2018 para 2024, aumentou o percentual de reciclagem dos equipamentos de 62,1% para mais de 99%. Ainda em números, nos últimos seis anos, mais de 1,4 milhão de Kg de resíduos dos caixas eletrônicos foram transformados em insumos para a indústria e até o concreto que envolve

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
MMA publica portaria determinando o credenciamento do verificador de resultados de logística reversa de produtos e embalagens - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

MMA publica portaria determinando o credenciamento do verificador de resultados de logística reversa de produtos e embalagens

Publicada na última sexta-feira (02), a portaria Nº 1.117 estabelece os critérios de habilitação dos verificadores de resultado de sistemas de logística reversa e institui o primeiro chamamento público visando o credenciamento das pessoas jurídicas, no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A portaria regulamenta o Decreto Federal n° 11.413/2023, que define a atuação como Verificador de Resultados a pessoa jurídica de direito privado, homologada e fiscalizada pelo MMA, contratada pela entidade gestora e responsável pela custódia das informações, pela verificação dos resultados de recuperação e pela homologação das notas fiscais eletrônicas emitidas pelos operadores do sistema de logística reversa.   Importância dos verificadores   Os verificadores de resultados interessados em participar do chamamento público deverão encaminhar ao MMA as documentações solicitadas e, perante análise do Ministério, caso

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Pernambuco se destaca pela destinação de embalagens de aço pós-consumo - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Pernambuco se destaca pela destinação de embalagens de aço pós-consumo

Quase duas mil toneladas. Esse foi o recorde obtido em 2023 pelo estado de Pernambuco com destinação de embalagens de aço pós-consumo. Em números exatos, foram 1.923,24 toneladas de latas de aço coletadas, representando 31,4% da logística reversa na região. A conquista foi feita por meio de uma parceria com a Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos e iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), com apoio da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), viabilizando o escoamento das latas, fazendo a rastreabilidade e ampliando o número de Pontos de Entrega Voluntária, cuja validação dos resultados foi realizada pela verificadora Central de Custódia.   Reciclagem em Pernambuco   “Como verificadores independentes, asseguramos a rastreabilidade e a seriedade de todo o processo, garantindo que cada embalagem coletada seja destinada

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Gestão de resíduos em aviões e aeroportos são destaque em auditorias - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Gestão de resíduos em aviões e aeroportos são destaque em auditorias

O verbo viajar é conjugado por muitas pessoas no planeta. E se for de avião, o número chega a ser estrondoso: para se ter uma noção, o Brasil fechou o primeiro quadrimestre de 2024 com alta de 7,4% no número de turistas internacionais em relação ao ano passado, com 2,92 milhões de visitantes, informa o Ministério do Turismo. Imagine, portanto, quantos resíduos são gerados em um voo? Pensando nessa demanda, a Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) firmou parceria com o Fórum de Sustentabilidade da Aviação (ASF) para lançar, em setembro, a Auditoria de Composição de Resíduos de Cabine (CWCA) padronizada com a Plataforma de Auditoria de Composição de Resíduos de Cabine da ASF.   Resíduos dos aviões Segundo informações, os primeiros testes foram feitos em 25 voos (de curta,

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Empresas de cerâmica reduzem impacto ambiental e geram valor com resíduos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Empresas de cerâmicas reduzem impacto ambiental e geram valor com resíduos

Desde o revestimento de nossas casas até o planejamento em grandes construções, a utilização de cerâmicas e porcelanatos também precisa estar atenta não apenas na qualidade, mas nos impactos que possam acarretar no meio ambiente. E não é para menos, segundo artigo publicado pela companhia de cerâmicas Portobello, a construção civil é a responsável por 50% dos resíduos gerados no Brasil, sendo que somente é reciclado 21% de todo o volume. “Esses resíduos são bem específicos e têm uma classificação especial conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA 307 Art. 3°), sendo reutilizáveis ou recicláveis (A), recicláveis com fins diferentes (B), não recicláveis (C) e resíduos perigosos (D)”, informa o texto.   Iniciativas do setor de cerâmicas   Ações estão despontando para sanar essa demanda do setor. Sediada

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Benefícios do Biochar estão sendo aproveitados em lavouras de café - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Benefícios do Biochar estão sendo aproveitados em lavouras de café

Você já ouviu falar em biochar? Trata-se de um carvão vegetal obtido através da queima de biomassa feita em um processo chamado pirólise, é caracterizado pela presença controlada ou ausência total de oxigênio. Esse produto é considerado importante ao meio ambiente, já que extrai o carbono da atmosfera, haja vista que seu principal componente é o próprio CO₂. O biochar é bem utilizado na aplicação em plantações, pois no solo contribui para melhor absorção da água e retenção de nutrientes. A comprovação desse uso está sendo estudada desde 2023 pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), que por meio de uma parceria público-privada com a JDE Peet’s Brasil, companhia global detentora de marcas como L’OR e Pilão, pretende promover esse uso na cafeicultura brasileira.   Uso do Biochar na lavoura  

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Área terapêutica desenvolve ideias ambientalmente amigáveis - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Área terapêutica desenvolve ideias ambientalmente amigáveis

Quando passamos por um procedimento terapêutico, muitas vezes não damos conta que a sustentabilidade deve ser considerada, verificando, a possibilidade e os impactos causados por itens e insumos utilizados. Para se ter ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 85% de resíduos gerados nesse setor não são infecciosos, ou seja, têm a possibilidade de serem sustentáveis ou mesmo voltarem para a cadeia produtiva; e algumas iniciativas estão despontando, inclusive, para ajudar nos tratamentos.   Sustentabilidade na área terapêutica   No Ceará, a Casa de Cuidados, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), desde junho de 2023 mobiliza colaboradores, atendidos e público externo na arrecadação de recicláveis, que são destinados corretamente ou podem fazer parte das práticas integrativas. “Os itens recicláveis são usados pela equipe de Terapia Ocupacional. Os pacientes

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
A legislação brasileira está preparada para proteger a economia das mudanças climáticas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

A legislação brasileira está preparada para proteger a economia das mudanças climáticas?

Por Carolina Fernandes   Nos últimos tempos, temos presenciado uma intensificação dos eventos climáticos extremos. Praticamente todos os dias nos deparamos com notícias sobre estiagem e seca, incêndios florestais, ondas de calor e de frio, inundações, deslizamentos de terra. ciclones, tornados e vendavais. Só no Brasil,  segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), foram registrados 12 eventos em 2023. A inundação histórica do Rio Grande do Sul é atualmente o desdobramento mais visível desta crise. Os prejuízos causados já atingiram a marca de R$ 12,2 bilhões, conforme relatório recentemente divulgado pela Defesa Civil.   Ações para proteger globalmente   O Direito emerge como um pilar fundamental na busca por mitigação e adaptação aos efeitos das alterações climáticas. O tema é amplo e começa com a  questão das responsabilidades legais internacionais. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) reconhece a responsabilidade histórica

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Empresas investem em soluções sustentáveis para melhoria do seu ciclo produtivo - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Empresas investem em soluções sustentáveis para melhoria do seu ciclo produtivo

Quando você compra uma bebida engarrafada, você pensa em como foi o processo produtivo e quais impactos isso gerou ao planeta? Pois muitos consumidores e empresas estão tratando essa demanda como prioridade para fazer essa cadeia de maneira mais sustentável. O objetivo é melhorar o ciclo produtivo e outros benefícios ambientais. É o caso da a Zanlorenzi Bebidas, sendo sucos e vinhos.Durante o período da safra, a filial do Rio Grande do Sul reaproveita os talos dos cachos de uva, que posteriormente é transformado em briquetes e exportado como combustível. Já os bagaços das frutas são transformados em matéria-prima na fabricação de ração animal, enviadaa produtores rurais parceiros. "Todos os nossos resíduos são separados no ponto de geração e acondicionados em locais demarcados até a coleta final. A maior parte

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Gigantes anunciam acordo para gestão total de resíduos industriais - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Gigantes anunciam acordo para gestão total de resíduos industriais

A John Deere, fabricante de equipamentos pesados, renomada mundialmente por sua excelência em inovação tecnológica, e a Ambipar, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, unem forças em parceria estratégica que vai permitir que cada empresa se concentre em sua especialidade e, ao mesmo tempo, explorem oportunidades de negócios entre si. O contrato estabelece a Ambipar como gestora dos resíduos das fábricas da John Deere, de Indaiatuba, São Paulo, e pode ser estendido para todas as outras fábricas da companhia no Brasil, de acordo com os vencimentos dos contratos vigentes e alcance dos objetivos. Estima-se que, com a contratação da Ambipar, a John Deere reduzirá de forma expressiva a complexidade em sua cadeia de suprimentos, além de diminuir as emissões de carbono do escopo 3. "É com grande entusiasmo que anunciamos

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Iniciativas incentivam descarte correto dos produtos de saúde para pets - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Iniciativas incentivam descarte correto dos produtos de saúde para pets

Estima-se que no Brasil há 167,6 milhões de pets, ou 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). Ainda no campo dos números, são mais de 285 mil empresas voltadas ao segmento no território nacional, sendo o terceiro maior mercado pet do mundo, aponta o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. “Esse mercado tem proporcionado vários diferenciais que podem e devem ser analisados pelos empresários e a depender implantados para gerar novas atratividades ao negócio. O mercado, assim como o cliente, busca otimizar tempo e praticidade", destaca acrescenta Débora Medeiros, gestora responsável pelo setor no SEBRAE. Sustentabilidade no mercado de pets Do mesmo modo que esse setor cresce, a importância de se levar

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Supermercados aderem ao programa de coleta de resíduos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Supermercados aderem ao programa de coleta de resíduos

Coleta de pilhas, medicamentos vencidos, lâmpadas. O que antes era um transtorno ao consumidor, que muitas vezes não sabia como descartar esses resíduos, agora pode contar com supermercados que contam com caixas coletoras. Uma delas é a rede Assaí Atacadista, que ampliou o seu programa de coleta de resíduos, passando de 21 para 35 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Apenas no primeiro semestre de 2023, mais de 350 toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas. “O nosso papel como agente transformador da sociedade é o compromisso com um futuro mais sustentável e a Logística Reversa é uma importante frente de atuação. Ano a ano, temos ampliado o nosso número de PEVs e, além de realizarmos a gestão dos resíduos gerados por nossa operação, buscamos incentivar e facilitar o descarte consciente”, conta

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Consumo de água nos Data Centers: como evoluir o uso da tecnologia evitando o impacto ambiental?

  Por Marcelo Wagner   Com o avanço da tecnologia, a preocupação com o uso de recursos naturais para manutenção de equipamentos vem crescendo. Dentro do setor, a expansão dos chamados Data Centers, ou centro de processamento de dados, fomenta a discussão. Essas estruturas, que funcionam como supercomputadores e mantêm as operações de dados em funcionamento sem interrupções, experimentaram um boom nos últimos anos. De acordo com dados da consultoria Arizton, 50% dos investimentos do setor de tecnologia na América Latina estão sendo direcionados para o desenvolvimento e uso de Data Centers. A análise confirmou também que é esperado que esse mercado cresça 8% no Brasil até 2028.   Sustentabilidade em data centers   A discussão passou a se concentrar na sustentabilidade devido às pesquisas recentes, que indicaram um aumento

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Aperam cria Gerência de Economia Circular para reduzir impacto de suas operações e crescer receita com co-produtos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Aperam cria Gerência de Economia Circular para reduzir impacto de suas operações e crescer receita com co-produtos

Comprometida em mitigar cada vez mais o impacto de suas operações, otimizando o uso de recursos naturais, a Aperam South America acaba de criar uma Gerência de Economia Circular para, entre outros objetivos,  buscar alternativas capazes de agregar valor aos resíduos resultantes do processo de produção do aço e reduzir o desperdício em todas as etapas. Atualmente, para cada tonelada de aço, gera-se, na siderúrgica, algo em torno de 1,2 tonelada de subprodutos desses processos, como finos de minério, escórias, rebarbas de bobinas, lamas finas e grossas. Na Aperam, a taxa de reutilização destes materiais como co-produtos hoje está em 92%, e a meta global do grupo é chegar a 97% até 2030. “Estamos passando por uma mudança profunda de mentalidade. Os recursos naturais estão cada vez mais escassos. Investir

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Recuperação de rolamentos é estratégia da SKF na gestão ESG - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Recuperação de rolamentos é estratégia da SKF na gestão ESG

Com mais de um século de atuação no Brasil, a indústria SKF mantém práticas aplicáveis à recuperação de recursos industriais, como o investimento na área de rolamentos. Para tanto, desde 2002 está com a divisão SKF IxionSolutionFactory, fábrica situada em Cajamar, SP. “O serviço de repotencialização da SKF consiste na restauração da condição normal de trabalho de rolamentos, que possibilita retorná-los à operação. Isso favorece a redução de resíduos, uso recursos naturais e energia elétrica. Desta maneira, temos benefícios relacionados à sustentabilidade que também podem ser conectados com benéficos financeiros como a redução de custos de manutenção e estoques”, explica Alex Pereira, diretor de Vendas e Serviços do Mercado Industrial da SKF.   Rolamentos recuperados   Rolamentos utilizados por siderúrgicas, sucroalcooleiras, mineradoras, papeleiras, transporte ferroviário, entre outros segmentos da economia

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Secretaria de Estado do Ambiente do RJ promove seminário sobre economia circular - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Secretaria de Estado do Ambiente do RJ promove seminário sobre economia circular

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro promoveu um seminário com o tema Transição para Economia Circular, cujo palco foi a Casa G20, em Ipanema. Na pauta, o entendimento e fomento de propostas em prol da economia circular, que engloba a adoção de práticas sustentáveis que visam o ciclo holístico da produção, diferentemente da economia tradicional, ou seja,no consumo por muitas vezes desenfreado e no descarte.   Seminário em prol da economia circular   “A economia circular é uma revolução, que possibilita novos modelos de negócios, otimização nos processos de fabricação e menor matéria-prima virgem. Vale lembrar que estamos a todo vapor em nossas ações de restauração florestal”, destacou no evento, ocorrido em maio, Bernardo Rossi, titular da pasta. Na ocasião, Ana Asti, subsecretária de

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Positivo Tecnologia adota bioplástico 100% compostável em embalagens de computadores - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Positivo Tecnologia adota bioplástico 100% compostável em embalagens de computadores

Os computadores de marcas da empresa Positivo Tecnologia passam a ser embalados com bioplástico 100% biodegradável e compostável da startup ERT Bioplásticos. A estimativa é que, por mês, cerca de 25 mil equipamentos das linhas Positivo e VAIO cheguem ao mercado envoltos pelo material que, ao ser descartado, vira adubo em até 180 dias.   Também conhecido como “plástico-planta”, o bioplástico feito a partir da fermentação de cana-de-açúcar vai envolver os modelos de computadores das linhas Positivo, Positivo DUO, assim como VAIO FE14 e VAIO FE15. Outros modelos que serão lançados este ano também já serão entregues no saco plástico biocompostável com material da ERT e produzido pela Label Packing, fabricante de embalagens industriais e de varejo em Manaus (AM).    Embalagens com bioplástico   A substituição do plástico comum (derivado

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Mudanças Climáticas Resiliência e Regeneração - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Mudanças Climáticas: Resiliência e Regeneração

  Por Claudia Coser   Desde o início da Modernidade, acreditávamos que tínhamos domínio sobre a natureza. Exploramos recursos naturais à exaustão, consumimos desenfreadamente. A humanidade - reles mortais aos líderes globais – sequer levou a sério os sinais de esgotamento da natureza. Cientistas, ativistas e pessoas mais atentos, por décadas foram apelidados de “ecochatos”. Em pouco mais de um século, conseguimos a façanha de ficarmos “obsoletos” em menos de uma semana – mas aprendemos pouco, quase nada sobre como sermos simbióticos com a natureza. Avançamos muito tecnologicamente, perdemos de vista o essencial: poluímos o ar que respiramos, a água que bebemos, os oceanos, diminuímos a biodiversidade, levamos à extinção, ou perdemos de vista mais de 500 espécies de animais do Planeta. As mudanças climáticas se apresentam como o “grito”

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Braskem investe em ecossistema em prol da economia circular - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Braskem investe em ecossistema em prol da economia circular

Em consonância com um mercado cada vez mais exigente em produtos e soluções ambientalmente responsáveis, a Braskem desenvolveu há um ano a plataforma Wenew, um ecossistema de produtos, tecnologias e iniciativas em que a petroquímica global ajuda a impulsionar a economia circular. “Organizamos em pilares para atender as diferentes demandas do setor e do mercado. No pilar soluções, que leva o mesmo nome do ecossistema – Wenew, nos dedicamos a aprimorar e produzir químicos e resinas com conteúdo reciclado”, escreve Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular na América do Sul e presidente do Conselho na companhia, em artigo para o LinkedIn. Ecossistema para a circularidade Uma das iniciativas são as adesões com fornecedores que também estão em consonância a tal propósito. Uma delas foi com a Shell Chemicals e a

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Descarte correto de lâmpadas é essencial para a saúde ambiental e humana - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Descarte correto de lâmpadas é essencial para a saúde ambiental e humana

Uma das grandes inovações tecnológicas que podemos considerar é a energia elétrica. Sem ela, boa parte dos equipamentos e a iluminação nas cidades e residências não funcionariam. Falando nisso, segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o Brasil tem ao menos 18 milhões de pontos de luz na iluminação pública, consumindo 4,3% da energia nacional, e representa entre 3% e 5% dos orçamentos municipais. Isso representa um grande volume de lâmpadas utilizadas. Ainda no campo dos números, país comercializou 310 milhões de lâmpadas comerciais e residenciais, a maioria LED, segundo a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), em 2021. Tal panorama nos leva ao questionamento da efetivação de medidas para descarte responsável dessas lâmpadas, já que muitas podem conter substâncias

Like : 8  Visão : 0 Sem comentários
Caminho para alcançar o Lixo Zero é a semente da nova Economia para as empresas no Brasil - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Caminho para alcançar o Lixo Zero é a semente da nova Economia para as empresas no Brasil  

O lançamento, no último dia 10 de abril, do Primeiro Anuário de Certificação Lixo Zero, uma iniciativa da Zeros, que conta com mais de 80 organizações em 2023, trouxe também um termômetro sobre os caminhos que o Brasil tem seguido com o objetivo de atingir as metas da agenda sustentável. Ao todo, analisando as empresas certificadas, no ano passado foram gerados 85.4 milhões de toneladas de resíduos, sendo que 10.9 milhões de toneladas foram recicladas e 72.3 milhões de toneladas foram para compostagem. “Para além de uma realização pessoal de lançar o anuário durante o primeiro fórum ‘A Nova Economia é Lixo Zero’, considero este momento e este evento como pontos de virada, uma bússola capaz de apontar e consolidar, de vez, as possibilidades que temos de caminhar para uma

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Integração da Veolia com a Ambserv fortalece ações para o gerenciamento de resíduos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Integração da Veolia com a Ambserv fortalece ações para o gerenciamento de resíduos

A Ambserv, empresa especializada no gerenciamento total de resíduos, passa a se chamar Veolia. Desde o ano passado, a multinacional francesa, que é líder global em soluções ambientais para indústrias e municípios, vem anunciando a mudança oficial do nome de algumas empresas adquiridas no Brasil. A integração da Veolia com a Ambserv ocorreu em julho de 2022. Desde então, as companhias têm trabalhado para o fortalecimento da cultura e know-how global da Veolia na operação e prestação dos serviços, além de manter e dar continuidade às boas práticas que as unidades adquiridas aportaram à empresa. Soluções completas para a sustentabilidade Especializada no gerenciamento total de resíduos, a empresa oferece soluções completas, desde coleta, compatibilização e acondicionamento, transporte, tratamento, descaracterização e inutilização, incineração, co-processamento e disposição final em aterros sanitários, de

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Empresa revoluciona o cenário de resíduos com planta de processamento de 300 toneladas/dia - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Empresa revoluciona o cenário de resíduos com planta de processamento de 300 toneladas/dia

O Brasil recicla apenas 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos gerados; aponta levantamento realizado no último ano pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Contribuindo para a mudança desse cenário, a Flacipel, empresa do Grupo Multilixo, é uma das referências na utilização de tecnologia para o tratamento de resíduos no Brasil. A planta tem capacidade de processamento de 300 toneladas por dia, sendo capaz de separar os materiais por cor e tipo, além da extração de metais ferrosos e não ferrosos. “Somos a maior empresa de separação mecanizada da América Latina e liderança dentro do segmento no Brasil. Ao longo dos anos nos especializamos no sistema de parcerias com indústrias, shoppings, hotéis e hipermercados, realizando todo o processo da coleta seletiva e reaproveitamento os materiais

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Associação dá dicas para aumentar a vida útil dos eletroeletrônicos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Associação dá dicas para aumentar a vida útil dos eletroeletrônicos

Em todo o mundo, a geração anual de lixo eletrônico está aumentando 2,6 milhões de toneladas por ano, aponta a Organização das Nações Unidas (ONU). Uma das saídas para mitigar tal cenário é o uso consciente dos eletroeletrônicos. Para Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), é possível aumentarmos a vida útil de equipamentos eletroeletrônicos sem deixar de lado a comodidade de tais itens que auxiliam o nosso dia a dia: “Os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos estão disponíveis para nos auxiliar, simplificar tarefas e proporcionar conforto, sem que isso represente uma ameaça ao nosso planeta. Portanto, é fundamental adotarmos um consumo consciente, que abranja desde a compra até o descarte, como forma de progredir em direção à sustentabilidade”, frisa. Eletroeletrônicos mais

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Riachuelo lança coleção circular com nova fibra produzida a partir de resíduos têxteis - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Riachuelo lança coleção circular com nova fibra produzida a partir de resíduos têxteis

De acordo com a Fundação MacArthur, mais de US$ 500 bilhões são perdidos ao ano por falta de reciclagem de vestuários. Para sanar tal demanda, a rede de lojas Riachuelo lançou a sua primeira coleção circular, confeccionada com novas fibras provenientes de resíduos têxteis da própria fábrica. O projeto é o primeiro produto do Hub de Inovação em Circularidade da marca, que contou com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). "A Riachuelo acredita que suas ações têm capacidade de transformar o destino do país. Por esse motivo, estamos comprometidos com nossos valores atrelados ao desenvolvimento sustentável da empresa, com o objetivo de liderar soluções inovadoras no varejo de moda nacional. A Coleção Circular, fruto do trabalho incrível desenvolvido no Hub da Riachuelo, é o reflexo

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Parque aquático lança central de resíduos sólidos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Parque aquático lança central de resíduos sólidos

O Valparaíso Adventure Park, em Paço do Lumiar, São Luís, MA, inaugurou recentemente uma central dedicada à gestão consciente de resíduos sólidos, dividida em cinco baias distintas para categorias específicas de materiais (orgânico, vidro, metal, papel e plástico). Segundo informações da empresa, a central de reciclagem é um espaço exclusivo no parque destinado à coleta seletiva e ao processamento de resíduos, inclusive com uma unidade de compostagem responsável pela transformação dos resíduos orgânicos em adubo, usado no solo ao plantio e jardinagem do parque. "Esse compromisso com as práticas ESG reflete na nossa dedicação à preservação ambiental, adotando práticas responsáveis e incentivando ativamente a reciclagem como parte integrante de nossa operação", explica José Carlos Madeira, fundador e diretor do Valparaíso Adventure Park.   Central de resíduos   Em 2023, foram

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Pressão popular exige tratado global para combater poluição dos plásticos descartáveis - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Pressão popular exige tratado global para combater poluição dos plásticos descartáveis

Sabemos que já está insustentável o consumo indiscriminado de plásticos descartáveis e não é para menos: esse material representa mais de 70% da poluição dos oceanos e os consumidores estão conscientes da necessidade de mudanças. É o que apresenta o mais recente levantamento feito pela consultoria Ipsos, encomendado pelo WWF e pela Plastic Free Foundation, com 24 mil pessoas de 32 países: 85% acreditam que um tratado global sobre poluição plástica deveria proibir os plásticos descartáveis. No âmbito do Brasil 85% dos entrevistados também acreditam que é importante que as regras globais exijam que a produção mundial de plástico seja reduzida. Em relação ao uso de produtos com plásticos descartáveis desnecessários, 83% dos brasileiros defendem que sejam proibidos. "Essa preocupação dos brasileiros pode ser explicada pela ineficiência de políticas isoladas

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Ministério do Meio Ambiente reafirma que Projeto de Lei do "Oceano Sem Plástico" é prioridade - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Ministério do Meio Ambiente reafirma que Projeto de Lei do “Oceano Sem Plástico” é prioridade

Diante de representantes de 19 organizações das 80 que compõem a campanha Pare o Tsunami de Plástico, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), José Paulo Ribeiro Capobianco, reafirmou, no dia 4 de abril, o apoio ao Projeto de Lei 2524/2022 (conhecido como "PL do Oceano Sem Plástico"). Desde outubro do ano passado, esse Projeto tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Capobianco destacou o compromisso do governo junto à sociedade civil para a adoção de medidas concretas no combate à poluição por plástico de uso único e sem reciclabilidade em todo o seu ciclo (da extração da matéria-prima à comercialização). "Esse Projeto de Lei é uma prioridade. Somos favoráveis em todo o seu conteúdo. Por essa gestão, é tratado como uma pauta positiva

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Mercado financeiro e as metodologias de ESG: qual a importância de integrar externalidades à análise financeira? - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Mercado financeiro e as metodologias de ESG: qual a importância de integrar externalidades à análise financeira?

  Por Itali Collini   Ano passado o Elon Musk disse "ESG is a scam" (ESG é uma farsa, em tradução livre) quando a Tesla foi removida do S&P 500 ESG index, índice da S&P Global que lista empresas que se destacam em questões ambientais, sociais e de governança (ESG), de acordo com a metodologia própria da agência de rating. De lá para cá, tenho visto cada vez mais analistas e supostos especialistas em investimento abraçando uma agenda anti-ESG. Parte deles, porque conseguiram ideologizar um debate que deveria estar tanto no campo da esquerda quanto da direita, pois é transversal aos problemas sociais, econômicos e políticos. O ponto é que incluir variáveis ESG em análises de investimento e ratings de ativos é uma atividade historicamente nova. O termo ESG e a exigência de incorporação de critérios ESG na análise de

Like : 15  Visão : 0 Sem comentários
Investimento em inovação e responsabilidade ambiental pautarão o futuro do mercado de reposição - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Investimento em inovação e responsabilidade ambiental pautarão o futuro do mercado de reposição

  Por Marcelo Martini Ter um automóvel na garagem é o sonho de muitas pessoas. A praticidade e o conforto na rotina, economia de tempo, segurança ao circular nas ruas, além da liberdade para locomover-se em qualquer hora do dia são algumas das razões que justificam a procura por um meio de transporte próprio. No entanto, com o veículo em posse, os condutores devem atentar-se a alguns cuidados relacionados as condições mecânicas, e, neste sentido, o mercado de reposição é um aliado fundamental ao prover inúmeras opções que beneficiam automotores. O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) estima que a Indústria Brasileira de Autopeças faturou R$238,2 bilhões em 2023. Desse montante, o aftermarket corresponde a 22,5%. Para 2024, a expectativa é que o segmento de reposição participe de

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Lixo Digital pode aumentar 4 vezes até 2025 - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Lixo Digital pode aumentar 4 vezes até 2025

A Veritas Technologies apresenta informações que mostram que a quantidade de dados armazenados no mundo pode aumentar mais de quatro vezes, de 33 Zettabytes (ZB) em 2018 para 175 ZB em 2025. Hoje o lixo digital já responde por 52% das informações armazenadas em todo o mundo, segundo a também a Veritas Technologies. A empresa estima ainda que 6,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) foram lançadas na atmosfera em 2020 com o armazenamento de lixo digital, informações esquecidas e desconhecidas até mesmo pelos responsáveis por gerenciá-las.  “Maus hábitos digitais, como guardar e-mails antigos, conversas de bate-papo e arquivos repetidos na nuvem, precisam ser repensados”, afirma o coordenador pedagógico do Movimento Circular, Edson Grandisoli. Segundo ele, a mudança de hábitos é fundamental para reduzir o lixo digital e o consumo de

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Chile recebe maior centro de economia circular da América Latina - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Chile recebe maior centro de economia circular da América Latina

Com investimento na casa dos US$ 5 milhões, a empresa de soluções ambientais Ambipar Environment, inaugurou o mais moderno Centro de economia circular da América Latina, no Chile, com previsão das operações prevista para o primeiro semestre deste ano, localizado na região metropolitana da capital, Santigo, no setor industrial de Quilicura. O parque industrial está equipado com tecnologias de ponta para a classificação e valorização de resíduos, com capacidade para o processamento de 60 mil toneladas por ano e, segundo informações da companhia, o local vai gerar 260 empregos diretos e indiretos e tem como premissa a classificação e pré-tratamento de resíduos sólidos de diversos setores industriais e embalagens domésticas vinculadas aos Sistemas de Gestão REP, sendo convertidos em materiais adequados para a reciclagem e geração de energia. Economia circular

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
+55 11 4114-4391
+55 11 98966-4142
fitec@fitecambiental.com.br
Inscrição
  • facebook
  • instagram

© Copyright | Design Lyon | NSG.