Fitec Ambiental logo
  • Fitec
    • Sobre
    • Informações Gerais
    • Local e Data
    • Hotel Oficial
    • Quem Visita
    • Quem Expõe
    • Expositores Confirmados
    • Organização
  • Expor
    • Por que Expor
    • Quero Expor
    • Quero Patrocinar
    • Hotel Oficial
  • Visitar
    • Hotel Oficial
    • Por que Visitar
    • Expositores Confirmados
    • Local e Data
    • Viagem e Hospedagem
    • Dúvidas Frequentes
  • Portal TECNEWS
  • Sitec Ambiental
  • Credenciamento
  • Contato

noticias

  • Home
  • /
  • Mudanças Climáticas
  • /
  • COP30 aposta na tecnologia a favor da transformação sustentável
Mudanças Climáticas Tecnologias
COP30 aposta na tecnologia a favor da transformação sustentável - Fitec Tec News

COP30 aposta na tecnologia a favor da transformação sustentável

Podemos afirmar que as inovações tecnológicas são um caminho sem volta. Na outra ponta, os desafios para que suas aplicabilidades sejam mais sustentáveis estão na mesa de entidades, empresas, organizações e na agenda global, especialmente em ano de COP30, a ocorrer em novembro em Belém, PA. Nesse cenário, a transformação sustentável para combater as mudanças climáticas ganha aliados com a qualidade de dados e ferramentas digitais.

O embaixador André Aranha Corrêa do Lago, presidente designado da Conferência, publicou recentemente uma carta aberta, em que convoca os países a se juntarem ao mutirão comandado pelo Brasil, depositando a esperança na “integração entre transição digital e transformação climática, promovendo um movimento que utilize a tecnologia para acelerar mudanças”.

E o assunto é pertinente: segundo pesquisa da Amcham Brasil com a consultoria Humanizadas, e divulgada pela EXAME, 60% dos líderes empresariais apostam na Inteligência Artificial como vetor de transformação de negócios neste ano. Já no que se refere ao conceito ESG, aparecem como prioridade estratégica para 51% dos entrevistados.

Para Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, empresa especializada em soluções digitais, além do eixo ambiental, a conferência reforça as ações do setor privado sobre esse tema. “Há uma oportunidade de o Brasil se posicionar como referência em inovação verde.As empresas que conseguirem alinhar tecnologia e impacto socioambiental devem ganhar vantagem competitiva global”, endossa o gestor.

 

Transformação com qualidade de dados

 

Mesmo com acesso hoje tão facilitado em dispositivos móveis, aplicativos, e variedades de sistemas para monitoramento das condições ambientais, sabemos que a emergência climática atinge profundamente as pessoas, por conta de inúmeros impactos, como enchentes, queimadas e outras demandas. Para João Santos, especialista de soluções do SiDi Instituto de Tecnologia, a tecnologia surge como uma ferramenta poderosa de transformação, desde que sejam respeitadas as etapas necessárias.

“É preciso conhecer a fundo as características de cada localidade e monitorar as mudanças ao longo do tempo, com séries históricas. O problema é que os dados se depreciam ao longo do tempo e, muitas empresas, embora coletem informações, não as segmentam adequadamente. Essa falta de qualidade nos dados representa um obstáculo significativo para o uso efetivo de soluções no combate às mudanças climáticas”, frisa o especialista.

Santos acrescenta que ferramentas como IA e sensoriamento das cidades, são cruciais. “O poder público tem suas limitações, mas com a colaboração de institutos de pesquisa e desenvolvimento e iniciativa privada, o caminho se torna promissor. Com o conhecimento adequado, as decisões são mais inteligentes e eficazes”, salienta.

 

AmazonFACE

 

Criado em 2015 e desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com instituições brasileiras e do Reino Unido, o AmazonFACE é o considerado o principal projeto de cooperação científica entre os dois países na área climática.

A ministra da pasta, Luciana Santos, anunciou em abril que o projeto será inaugurado antes da COP30 e os testes de engenharia e científicos estão previstos para começar no segundo semestre de 2025. O programa é coordenado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), da Universidade Estadual de Campinas, SP, (Unicamp) e do Met Office (Instituto Meteorológico do Reino Unido).

Em seu escopo, utiliza a tecnologia FACE (Free-Air CO₂ Enrichment), que eleva a concentração de dióxido de carbono ao ar livre, em condições naturais. “Com isso, os cientistas conseguem observar, por exemplo, se as plantas crescem mais rapidamente, como muda a fotossíntese, a produção de frutos, flores e sementes, e como se comportam as interações entre as espécies”, informa comunicado do MCTI.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: divulgação

De : sofia.jucon 12 de maio de 2025
Like : 1 
COP30 dados digitais tecnologia transformação
Anterior Próxima

Postagens Relacionadas

IA sustentável como essa tecnologia pode ser aliada ao meio ambiente - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 dias atrás

IA sustentável: como essa tecnologia pode ser aliada ao meio ambiente

Videoconferências, arquivamentos, digitalização, Inteligência Artificial (IA). Todos esses sistemas robustos de tecnologia e que já fazem parte de nosso cotidiano demandam também vários recursos para o seu pleno funcionamento, o que inclui o próprio meio ambiente, como disposição para Data Centers, energia elétrica, água para resfriamento de dispositivos, entre outros meios. E isso está acendendo um alerta: segundo a Agência Internacional de Energia, 7% da eletricidade consumida no mundo é usada por essas infraestruturas, em especial a IA. O consumo global pode dobrar em 2026 em relação a 2022, quando foi de 460 terawatts / hora (TWh), equivalente a 90% de tudo que o Brasil consumiu no ano pesquisado. A questão é tão preocupante que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) recomenda que governos globais estabeleçam

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Poluição do ar no Brasil como a tecnologia pode minimizar os efeitos na saúde - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 semanas atrás

Poluição do ar no Brasil: como a tecnologia pode minimizar os efeitos na saúde

Com índices alarmantes de poluição, especialmente em grandes centros urbanos, a qualidade do ar no Brasil tornou-se uma preocupação crescente de saúde pública. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 51 mil pessoas morrem por ano no país em decorrência da poluição atmosférica. Nesse contexto, empresas como a Smart Air ganham relevância ao oferecer soluções que ajudam a minimizar os efeitos da poluição em ambientes. Seus climatizadores evaporativos não apenas proporcionam conforto térmico, mas também renovam o ar nas áreas internas, ajudando a reduzir a concentração de poluentes no ambiente, além de possuir filtros G3 de alta eficiência que são capazes de reter partículas maiores e criar espaços mais saudáveis, sobretudo em regiões com altos índices de contaminação atmosférica. Dados do Instituto Saúde e Sustentabilidade, divulgados em 2023,

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Descarbonização da indústria é essencial no combate às mudanças climáticas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 semanas atrás

Descarbonização da indústria é essencial no combate às mudanças climáticas

Um novo marco na conscientização nacional sobre a crise climática está em tramitação no Senado: o Dia Nacional para a Ação Climática, que poderá ser celebrado anualmente em 27 de abril, caso o Projeto de Lei 2.215/2024, seja aprovado. A proposta prevê iniciativas educativas nas escolas voltadas à conscientização sobre prevenção, mitigação e resposta a eventos climáticos extremos. Entre as estratégias fundamentais para enfrentar os impactos das mudanças climáticas está a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e a descarbonização da indústria surge como uma das principais aliadas no combate ao aquecimento global. Em 2025, o Brasil se posiciona no centro do debate global sobre mudanças climáticas e redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), evidenciando a urgência de iniciativas concretas para mitigar os impactos

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Migração por conta da emergência climática é tema de exposição em São Paulo - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 semanas atrás

Migração por conta da emergência climática é tema de exposição em São Paulo

“Mova-se! Clima e deslocamentos”. Este é o tema da exposição temporária promovida pelo Museu da Imigração (MI), SP, com curadoria de parceiros e a correalização com a Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como tema central a migração por conta da emergência climática enfrentada por populações inteiras no mundo. Divididos em três módulos (Tempo de Saber, Tempo de Agir e Tempo de Sentir), os visitantes podem ter contato com depoimentos em vídeo, instalações interativas, conteúdos em realidade virtual, dados de observatórios e instituições, fotografias, bordados e objetos, inclusive com um abrigo feito em painéis de polipropileno, utilizado pela agência da ONU para refugiados (ACNUR). “Além do panorama atual e das perspectivas do futuro, a exposição contextualiza o papel da Hospedaria de Imigrantes do Brás – prédio que abriga hoje

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
TI Verde pensar tecnologia é também pensar em sustentabilidade - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 semanas atrás

TI Verde: pensar tecnologia é também pensar em sustentabilidade

Celulares mais potentes, computadores com recursos expressivos, Data Centers cada vez mais evidentes e demandados. Se por um lado os avanços tecnológicos são um caminho sem volta, os desafios em mantê-los sustentáveis são a “bola da vez” quando o assunto é os impactos ambientais que podem proporcionar. Eis que surge o chamado TI Verde, conjunto de práticas e estratégias que visam reduzir esses impactos na Tecnologia da Informação, considerando o ciclo de vida de produtos e serviços de TI. Para se ter uma ideia, estudos apontam que a emissão de carbono associada às atividades digitais represente em torno de 4% das emissões totais no planeta e esse percentual deve crescer 6% ao ano até 2025. “Nem sempre pensamos no consumo e impacto ambiental da cloud computing, especialmente por não estar

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Estudo da Febrace revela o compromisso dos jovens com o futuro climático - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 semanas atrás

Estudo da Febrace revela o compromisso dos jovens com o futuro climático

Durante a 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica (Poli) da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), em São Paulo, a maioria dos projetos apresentados pelos estudantes tiveram como propósito a questão climática. A iniciativa proporcionou um estudo com os jovens e revelou compromisso com o futuro climático. Isso reforça a importância do estudo e da ciência como papel preponderante para os desafios do clima, despertando vocações e estimulando a criação de soluções inovadoras para problemas reais. “O compromisso dos jovens cientistas com questões climáticas demonstra a relevância da Febrace como plataforma de educação e inovação. Ao trazer projetos que propõem soluções concretas para desafios ambientais, a feira reforça seu papel na formação de futuros cientistas e engenheiros comprometidos

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Mudanças climáticas impactam na saúde mental de jovens e trabalhadores. Veja como enfrentar esse desafio - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 semanas atrás

Mudanças climáticas impactam na saúde mental de jovens e trabalhadores. Veja como enfrentar esse desafio

Com a COP30 marcada para acontecer em Belém, no Pará, de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2025, o Brasil enfrenta a urgência de ações claras para mitigar os impactos do aquecimento global, incluindo investimentos em alternativas sustentáveis e a cessação do uso de combustíveis fósseis. Em 2024, o país registrou eventos extremos, como a maior enchente da história no Rio Grande do Sul, que afetou 2,4 milhões de pessoas, e incêndios florestais que destruíram 30,86 milhões de hectares.  Os desastres climáticos aumentaram 250% nos últimos quatro anos, impactando não só a infraestrutura, mas também a saúde emocional da população. “As mudanças climáticas afetam a saúde mental, gerando estresse e uma crescente sensação de insegurança”, afirma Erica Siu, CEO da Caliandra Saúde Mental.   Como o calor extremo

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Empresa paranaense coloca o Brasil no mapa da nanotecnologia sustentável - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 semanas atrás

Empresa paranaense coloca o Brasil no mapa da nanotecnologia sustentável

A Nano4you, indústria de soluções baseadas em nanotecnologia voltadas à limpeza, conservação e revestimento, acaba de conquistar a certificação internacional de Empresa B (Certified B Corporation™️) – um dos selos mais reconhecidos no mundo em termos de impacto socioambiental positivo, governança corporativa e engajamento com a comunidade. O reconhecimento posiciona a empresa brasileira, fundada em 2018, ao lado de gigantes globais como Natura, Danone e Unilever, reforçando seu protagonismo no cenário da nova economia. A certificação foi concedida após criteriosa análise dos relatórios de impacto da Nano4you nos anos de 2022 a 2024, conduzida pelo Sistema B Brasil, braço nacional do movimento global criado nos Estados Unidos em 2006. Hoje, o ecossistema B conta com mais de 10 mil empresas certificadas em mais de 90 países, sendo mais de 300 no Brasil.

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
EPR, IA, CRM o trio da digitalização que impulsiona a sustentabilidade corporativa - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 mês atrás

EPR, IA, CRM: o trio da digitalização que impulsiona a sustentabilidade corporativa

EPR, IA, CRM. Essas letrinhas podem parecer “códigos secretos”, porém são algumas das soluções em digitalização, não apenas para economizar com uso de papel, mas também como prática sustentável dentro das corporações. “A digitalização não é mais uma opção, mas uma necessidade estratégica. E ser eficaz, a integração com outras tecnologias é essencial. Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management) e Inteligência Artificial (IA), são fundamentais para otimizar processos internos, ampliar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente”, explica Marcelo Araújo, diretor comercial da eBox Digital, especializada em gestão e proteção de documentos físicos e digitais, em artigo ao TecMundo. E isso está na mesa de negociações de grandes potências globais. Na China, por exemplo, durante o Fórum Internacional sobre Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, foi

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Rastreabilidade industrial mecanismo auxilia na transparência de dados ESG - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 mês atrás

Rastreabilidade industrial: mecanismo auxilia na transparência de dados ESG

Quando compramos um produto pela internet, o primeiro passo feito é a obtenção do código de rastreamento e não está relegado ao processo final de aquisição, mas também presente em toda a cadeia produtiva, portanto, a rastreabilidade acaba sendo essencial quando o assunto é a sustentabilidade. A rastreabilidade em todas as etapas do processo industrial tem como foco salvaguardar o histórico de produção de determinado produto, criando uma trajetória mensurável a origem da matéria-prima, passando pelo processo produtivo em si, até o destino final.   Rastreabilidade   Para Alessandri Dall Orto, CEO da Sellout Tecnologia, plataforma que captura os dados de venda de distribuidores permitindo que a indústria acompanhe diariamente o sell-out (venda direta), os benefícios dessa prática são vastos. “Estudos do setor apontam que a otimização de processos baseada

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
4 passos para o agro enfrentar as mudanças climáticas com a tecnologia - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 mês atrás

4 passos para o agro enfrentar as mudanças climáticas com a tecnologia

De acordo com o estudo “O Limite Climático para a Agricultura no Brasil”, publicado na revista Nature Climate Change, as mudanças climáticas podem trazer uma perda de 74% das áreas agriculturáveis no Centro-Oeste, região-chave para a produção agrícola brasileira, até 2060. Números como esse vêm se tornando cada vez mais comuns ao redor do país, o que reforça a urgência do agronegócio em investir em novas tecnologias para enfrentar os desafios ligados ao clima. “O aumento de alterações climáticas trouxe um leque de problemas para muitos produtores rurais e empresas, que precisam, mais do que nunca, recorrer à inovação para mitigar riscos e continuar crescendo”, diz Sergio Rocha, fundador e CEO da Agrotools, maior ecossistema de soluções digitais para o agro.   Guia prático para o Agro   Para auxiliar o

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Saneamento na COP30 Aesbe propõe diretrizes para futuro hídrico sustentável - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 mês atrás

Saneamento na COP30: Aesbe propõe diretrizes para futuro hídrico sustentável

Com 1021 contribuições de 17 empresas associadas, a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) propõe orientações para gestores de saneamento, abordando eventos anormais, ações preventivas e emergenciais. O documento “Saneamento e Mudança Climática: Diretrizes das Companhias de Água e Esgoto para o enfrentamento de eventos anormais” será apresentado pela entidade durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). Acesse o documento no site da Aesbe (https://www.aesbe.org.br/arquivos/relatorio_aesbe_diretrizes_pt.pdf). O relatório apresentado pela Aesbe é essencial para que as empresas de água e esgoto possam enfrentar os desafios impostos pela mudança climática. O documento, resultado de um levantamento abrangente com 17 associadas e 1021 registros, abrange diversas macrorregiões do Brasil, oferecendo um panorama nacional e soluções para a segurança hídrica e a resiliência dos

Like : 2  Visão : 0 Sem comentários
Rumo à COP30 Desensus debate agenda da COP30 e a participação do Brasil nas negociações climáticas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Rumo à COP30: Desensus debate agenda da COP30 e a participação do Brasil nas negociações climáticas

Em um encontro virtual realizado em 20 de março, o Grupo Desensus promoveu uma discussão aprofundada sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes) - COP30, evento que promete ser um marco na agenda climática global. A reunião, conduzida pelo engenheiro Eduardo San Martin, coordenador do grupo, contou com a participação de Marco Antonio Caminha, assessor de Relações Institucionais do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que apresentou um panorama detalhado dos "Caminhos e Perspectivas para a COP 30". O Grupo Desensus, formado por 40 membros com experiência em diversas áreas ambientais e que já foram integrantes do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da Fiesp, tem como objetivo central contribuir para a solução de questões

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Setor produtivo brasileiro lança movimento global para representação empresarial nas conferências do clima - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Setor produtivo brasileiro lança movimento global para representação empresarial nas conferências do clima

Com as proximidades da COP30, a ocorrer em novembro em Belém, PA, entidades do setor empresarial estão em articulação para construir um grupo de representatividade internacional, a exemplo do já existente no G20 e no BRICS, para levar contribuições do setor privado às negociações da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Para tanto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou em sua sede em Brasília, a Sustainable Business COP30 (SB COP), articulação que tem em seu escopo mobilizar a maior quantidade possível de lideranças de empresas, associações, sindicatos, federações e confederações, nacionais e internacionais, para o desenvolvimento sustentável.   Setor produtivo mais engajado   O grupo terá como principal meta contribuir com recomendações para líderes governamentais durante as negociações da COP30, encabeçada pela CNI, que estará no Pará

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Fundo Clima estimula adoção de iniciativas ambientalmente pertinentes - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Fundo Clima estimula adoção de iniciativas ambientalmente pertinentes

Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC), um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima, tem como finalidade de garantir recursos para apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos que tenham como objetivo a mitigação das mudanças climáticas, sob gestão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Criado em 2008 e reativado em 2023, o FNMC tem uma carteira de 121 projetos apoiados, no valor total de R$ 2,99 bilhões, para mais de 650 instituições, beneficiando 239 mil pessoas com atividades produtivas sustentáveis e garantindo o manejo sustentável de 75 milhões de hectares de área de floresta. O instrumento já recebeu mais de R$ 4,5 bilhões em doações, de sete países: Noruega,

Like : 8  Visão : 0 Sem comentários
Indústrias adotam equipamentos de média e baixa tensão sustentáveis para alcançar net zero - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Indústrias adotam equipamentos de média e baixa tensão sustentáveis para alcançar net zero

Uma nova fronteira se abre para o setores industriais e o uso de equipamentos com o avanço dos dispositivos elétricos de média e baixa tensão. Fabricantes de máquinas e aparelhos, montadores de painéis, especificadores e usuários finais estão cada vez mais comprometidos com a redução de suas pegadas de carbono. A operação net zero se tornou um pilar estratégico das empresas, deixando de ser um objetivo secundário para ocupar o centro das atenções nos negócios. Para suprir essa demanda, as organizações têm priorizado o design sustentável e adotado a economia circular como base de suas operações, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as exigências futuras da Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD). “É muito importante pensar no modelo de ciclo regenerativo e em conter os

Like : 0  Visão : 0 Sem comentários
Tecnologia e sustentabilidade são a receita para o sucesso no mercado de brindes corporativos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    2 meses atrás

Tecnologia e sustentabilidade são a receita para o sucesso no mercado de brindes corporativos

De nada adianta uma empresa se engajar ao conceito ESG e manter hábitos nada sustentáveis, como distribuir brindes que gerem mais resíduos, como o uso exagerado de embalagens. E isso, os clientes estão de olho: um levantamento da plataforma de e-commerce Mercado Livre aponta um aumento de 112% no número de brasileiros que preferem produtos sustentáveis. Ainda nos números, de acordo com a consultoria Gitnux Marketdata, apenas em 2019, o setor de brindes corporativos foi avaliado em US$ 318,2 bilhões e a expectativa é, que até 2027, cresça mais de 13%. Pensando nisso, esse mercado une tecnologia, com a utilização da inteligência artificial, entregas rápidas e sem limite mínimo de lotes. "O planejamento de campanhas com brindes está ficando mais pontual. Assim, a ideia de estocar itens está dando lugar

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Brasileiro é o único executivo de negócios climáticos selecionado para Programa de PLD em Harvard - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Brasileiro é o único executivo de negócios climáticos selecionado para Programa de PLD em Harvard

Pedro Plastino, executivo brasileiro de negócios climáticos, foi selecionado para participar do prestigiado Program for Leadership Development (PLD) da Universidade de Harvard, um curso voltado para jovens líderes com destaque em seus respectivos setores. O programa proporciona uma imersão estratégica nas operações centrais dos negócios, ampliando a visão dos participantes sobre o cenário global e suas dinâmicas de mercado. Ao longo da jornada, os alunos aprimoram habilidades técnicas e comportamentais, refinam sua abordagem de liderança e desenvolvem competências voltadas para a geração de impacto e resultados concretos. Ao todo, 130 jovens de 30 nacionalidades diferentes se reunirão em Harvard durante três encontros ao longo do ano, o primeiro do dia  dia 28/02 até 14/03  O programa culmina com a apresentação de um "real case", um estudo de caso real trazido

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Do drone aos corais de proveta a revolução tecnológica conserva a natureza no Brasil - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Do drone aos corais de proveta: a revolução tecnológica conserva a natureza no Brasil

Iniciativas que combinam ciência, tecnologia e inovação estão desempenhando um papel fundamental na conservação da natureza e na preservação de espécies da fauna e flora em todo o Brasil. Equipamentos como drones e aplicativos já são amplamente utilizados para monitorar espécies, recuperar áreas naturais e conectar cientistas e cidadãos aos desafios ambientais. Com o avanço da inteligência artificial, novos progressos serão possíveis, especialmente no processamento e interpretação de dados e imagens, otimizando as ações voltadas à conservação da biodiversidade. "Soluções tecnológicas e inovadoras estão presentes em todas as áreas da nossa vida, incluindo a conservação da natureza. Este é um nicho com grande potencial para gerar novos conhecimentos, proteger áreas naturais e espécies, além de fortalecer a economia e promover o bem-estar social", afirma Marion Silva, gerente de Ciência e

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Plataformas online auxiliam nas articulações ambientais - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Plataformas online auxiliam nas articulações ambientais

É mais do que comprovado que a tecnologia tem um papel importante na gestão ESG e o uso de plataformas online não só facilita o processo, como também fornece dados precisos que não só enrobustecem relatórios, mas também engajem empresas e clientes. Uma dessas é a Brasil Composta Cultiva, plataforma online criada pelo Instituto Pólis, de São Paulo, cujo propósito é a articulação política, advocacy, formação, pesquisas, trabalhos de assessoria ou de avaliação de políticas públicas, junto à sociedade civil.   Plataformas online   Voltada a catadores e gestores municipais e profissionais, por meio dessa plataforma online é possível o acesso a notícias, ferramentas, dados e cases, bem como esclarecer dúvidas sobre a gestão de resíduos sólidos orgânicos, visando ao aumento da reciclagem e à redução das emissões de metano

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Economia circular no setor de informática proporciona mais soluções aos consumidores - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Economia circular no setor de informática proporciona mais soluções aos consumidores

Hoje, com a velocidade das atualizações de equipamentos eletrônicos, também é célebre as condições de troca de dispositivos que possam abarcar essas inovações tecnológicas. Para se ter ideia, o Brasil tem 480 milhões de dispositivos digitais em uso corporativo e doméstico, de acordo com a 35ª edição da Pesquisa Anual do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). O setor de informática tem sido destaque nesse cenário. Nas corporações, em que é praticamente mandatória estar atualizada, os números são expressivos, aponta o levantamento: “Quanto mais informatizada a empresa, maior é o valor desse índice: nos últimos 36 anos, cresceu 6% ao ano, passando de 1,3% em 1988 para 9,4%

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Brasil na liderança da agenda climática global - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Brasil na liderança da agenda climática global: realidade ou utopia?

  Por Marcelo Bonniard   Os efeitos das mudanças climáticas no planeta já são amplamente reconhecidos e documentados. O recente Relatório da Lacuna de Emissões 2024, emitido pela ONU e intitulado "Chega de calor... por favor!" ("No More Hot Air... Please!"), sublinha a urgência de ações mais ambiciosas e robustas para mitigar o aquecimento global. Para que a meta de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, conforme estabelecido no Acordo de Paris, seja alcançada, é imprescindível uma redução das emissões globais em 42% até 2030 e 57% até 2035. Todavia, as tendências atuais apontam para um aquecimento significativamente maior, com consequências graves para as populações e ecossistemas. No quesito liderança, o Brasil vem despontando nessa ação. Apesar da gravidade da situação, o Brasil se destaca como uma nação

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Especialistas opinam sobre saída dos EUA do Acordo de Paris - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Especialistas opinam sobre saída dos EUA do Acordo de Paris

Em seu primeiro dia de mandato, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, cortou relações com tratados internacionais, dentre eles o Acordo de Paris, o qual cerca de 200 países se comprometeram a trabalhar juntos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.   EUA e o Acordo de Paris   As justificativas apresentadas por Trump são de que o Acordo beneficia outros países em detrimento dos EUA, cuja saída está prevista a se oficializar em 2026. Cristina Wadner, do escritório Cristina Wadner Advogados Associados, frisa que é extremamente danosa para a transição energética global esse cenário, uma vez que poderá estimular a saída de outros países, além da perda dos recursos financeiros. “Os Estados Unidos estão indo na contramão do mundo, pois os países estão investindo cada vez mais em

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Inovação e sustentabilidade o papel dos lubrificantes no crescimento do setor industrial - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Inovação e sustentabilidade: o papel dos lubrificantes no crescimento do setor industrial

O setor industrial aponta otimismo, inovações e novos negócios para os próximos anos. Para se ter uma ideia, entre 2025 e 2027, a Confederação Nacional de Indústria (CNI), projeta que esse segmento deve registrar um crescimento econômico médio anual de 2%. Obviamente, segmentos específicos terão crescimento bem mais expressivos. E tendo em vista esse cenário, é extremamente estratégico para as indústrias avaliarem as tendências que estão por vir em 2025, preparando-se para incluir novas estratégias em seus planejamentos e se manterem em destaque em um mercado cada vez mais competitivo. Segundo Renato Galvão, gerente Comercial Industrial da FUCHS, com relação às tendências, em 2025, a eletrificação nas fabricantes não apenas de automóveis, mas também de caminhões e ônibus, continuarão em alta. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Futuro sustentável Investimento em tecnologia impulsiona agenda ESG na indústria - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    3 meses atrás

Futuro sustentável: Investimento em tecnologia impulsiona agenda ESG na indústria

  Por Gabriel Pavão Com o aumento da relevância da agenda ESG nas indústrias, cada vez mais a tecnologia vem sendo uma aliada estratégica dos executivos no cumprimento de seus objetivos de negócio, sejam eles para reduzir a pegada ambiental, melhorar as condições de trabalho e segurança dos colaboradores, ou, ainda, no futuro proporcionar maior transparência nos processos operacionais e no relacionamento com stakeholders. Nesse contexto, a pesquisa “Panorama ESG 2024”, produzida pela Amcham Brasil, indica que 71% das empresas entrevistadas já implementaram práticas ESG em seus negócios, em estágio inicial ou avançado, o que reforça a relevância do tema como uma prioridade para garantir competitividade, especialmente no mercado industrial. No entanto, colocar em prática essa estratégia não é uma tarefa simples. Obstáculos como resistência à mudança cultural, necessidade de

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Aplicativo permite negativar pegadas individuais de carbono - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

Aplicativo permite negativar pegadas individuais de carbono

Em um momento de crescente preocupação ambiental, o aplicativo Carbono Neutro surge como uma ferramenta inovadora para quem quer compensar a própria pegada de carbono de forma prática e acessível. Com a promessa de transformar a rotina de consumo consciente, o aplicativo, dedicado a despertar a consciência ecológica e da sustentabilidade, permite que cada usuário (pessoa física ou empresas) negative sua queima de carbono individual, levando em conta aspectos do cotidiano como transporte, uso de energia e até o tipo de alimentação. Estudos indicam que uma pessoa pode emitir de quatro a dez toneladas de carbono por ano. Para Ivan Pinheiro, diretor comercial da RDG Eco Finance, empresa desenvolvedora do aplicativo, falar de ESG para grandes empresas já foi superado. “O desafio atual é com a população de massa, fazendo

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Plataforma DevolvaFácil automatiza o controle de devoluções no setor de telecom - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    4 meses atrás

Plataforma DevolvaFácil automatiza o controle de devoluções no setor de telecom

A padronização no manuseio de devoluções tem se tornado o principal ponto de atenção das grandes empresas, especialmente no setor de telecomunicações, que lida diariamente com o retorno massivo de equipamentos. Em 2022, o mundo gerou 62 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, com projeção de aumento de 33% até 2030. No entanto, não é apenas o volume crescente de devoluções que representa um desafio, mas também a falta de uniformidade nos processos de recebimento e controle desses itens nos Centros de Distribuição (CDs). No setor de telecomunicações, no qual a devolução de equipamentos como modens e roteadores é uma rotina, o descompasso entre a logística reversa e o controle de inventário tem gerado custos elevados e perda de eficiência.   Sustentabilidade para as devoluções   Diante disso, as empresas

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Startups utilizam tokens para elevar o padrão de segurança e conformidade na neutralização de carbono - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    5 meses atrás

Startups utilizam tokens para elevar o padrão de segurança e conformidade na neutralização de carbono

Já falamos aqui no Portal TECNEWS como a utilização dos tokens, representações criptografadas e seguras em uma blockchain, estão sendo muito úteis quando o assunto é a oferta de antecipação de crédito e venda de créditos de carbono institucional. Um bom exemplo vem da startup Okcygenio, subsidiária da BlockBR, fintech especializada em infraestrutura de tokenização e estruturação de ativos digitais, que é aderente a esse sistema, e já conta com contratos que totalizam 63.270 mil hectares de áreas verdes, auxiliando proprietários que desejam gerar receita com créditos de carbono para preservação e venda de ativos.   Créditos de carbono   “Nossa remuneração vem da retenção de uma parte dos créditos de carbono gerados. Oferecemos também uma solução diferenciada: a antecipação com colateral em créditos de carbono garantidos pelo projeto, uma

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Tecnologia auxilia na redução do uso e economia de papel - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

Tecnologia auxilia na redução do uso e economia de papel

Já falamos aqui no portal TECNEWSsobre a importância de mudar os processos documentais dentro das empresas, mitigando ou até mesmo eliminando o uso de papel. Um bom exemplo é o da Labsoft Tecnologia, que desenvolveu o MyLIMS (Laboratory Information Management System), tecnologia que digitaliza e centraliza dados, automatiza fluxos de trabalho e conta com uma integração automática com equipamentos, garantindo a rastreabilidade das amostras, desde a coleta até a emissão de relatórios, especialmente em setores como meio ambiente, alimentos e bebidas, mineração e metais, químico, e óleo & gás.   Menos papel no futuro   “Além de ser uma prática pouco sustentável e ineficiente, a transcrição e cálculo manual, além do armazenamento de dados, em papel e planilhas, aumenta o risco de erros e perda de informações. Com o avanço

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Especial COP29 entre impasses e incertezas, Brasil se dedica à promoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

Especial COP29: entre impasses e incertezas, Brasil se dedica à promoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável

Autoridades de todo o mundo se reuniram em novembro na cidade de Baku, no Azerbaijão, para a 29ª Conferência das Partes (COP29), com o foco em discutir novas alternativas e soluções para frear o aumento da temperatura global. Na madrugada de 23 de novembro foi aprovada a nova meta de financiamento climático a ser paga pelos países ricos aos em desenvolvimento até 2035, fechado US$ 300 bilhões. Muito embora pesquisas apontem a necessidade de US$ 1,3 trilhão, esse número gerou uma série de protestos e descontentamento, em especial por parte de países mais vulneráveis, que chegaram a sair das mesas de negociação.   Resultados COP29   Para Tais Gadea Lara, jornalista climática da Argentina, ao Info Amazônia, essa Nova Meta Quantificada Coletiva (NCQG, na sigla em inglês), exige um salto

Like : 9  Visão : 0 Sem comentários
Indústria de celulose cria aplicativo que faz monitoramento de fauna - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

Indústria de celulose cria aplicativo que faz monitoramento de fauna

“Bicho à Vista”. Este é nome do aplicativo criado pela empresa de papel e celulose Bracell, para integrar por geolocalização e Inteligência Artificial (IA) no monitoramento da fauna local em tempo real, permitindo que colaboradores e parceiros registrem avistamentos de animais silvestres instantaneamente. “A tecnologia do aplicativo não se limita ao registro de avistamentos, mas sim representa um avanço no monitoramento da fauna nas áreas de atuação da Bracell. Buscamos não apenas ampliar nossa base de dados, mas também envolver todos os que trabalham nas áreas de plantio no engajamento com a conservação da biodiversidade”, explica Caio Ítalo de Oliveira Santos, analista de geoprocessamento da Bracell na Bahia e idealizador do projeto.   Monitoramento de fauna   A companhia já monitora a fauna em suas unidades de preservação e nos

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Startups contam com programa de inovação pela Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

Startups contam com programa de inovação pela Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec

Acelera ESG. Este é o nome do novo programa de inovação criado pela Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, com o objetivo apoiar startups que desenvolvam projetos de cunho ESG para a agroindústria, agropecuária e cooperativas. O investimento previsto é de cerca de R$ 2 milhões e as inscrições são gratuitas, cujas informações estão disponíveis neste link. “Entre os objetivos, estão o fomento à economia regional, a geração de emprego e renda, a otimização de processos, a eficiência das operações, a valorização de ações de impacto positivo na comunidade e a promoção do desenvolvimento territorial sustentável, que faz parte da missão da Itaipu”, informa nota. Segundo informações, representantes do setor, foram ouvidos para um levantamento dos desafios e problemáticas vivenciados nas atividades, que poderão ser solucionadas pelas startups, sendo os

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
COP29 começa com expectativas de avanço no mercado de carbono e financiamento climático - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

COP29 começa com expectativas de avanço no mercado de carbono e financiamento climático

A 29ª conferência do clima das Nações Unidas (COP29) começou nesta segunda-feira (11) em Baku, capital do Azerbaijão. Segundo especialistas, a expectativa para este ano é de avanços nas negociações climáticas, com foco principal no mercado de carbono, o qual muitos países expressaram decepção com a falta de clareza nas regras de comercialização de créditos estabelecidas pelo Artigo 6 do Acordo de Paris. “O mercado de carbono é um catalisador vital para iniciativas de mitigação climática e transição sustentável. Se as regras forem bem definidas, podem acelerar a transição energética e ajudar os países a cumprirem suas metas de descarbonização”, destaca Gustavo Loiola, especialista em ESG e Gerente de Projetos Educacionais no PRME, iniciativa do UN Global Compact. Segundo ele, o objetivo deste ano deve ser criar um sistema global

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
Pesquisa da PwC aponta que soluções, com tokens digitais, podem evitar desconfiança no mercado de carbono - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    6 meses atrás

Pesquisa da PwC aponta que soluções, com tokens digitais, podem evitar desconfiança no mercado de carbono

Uma pesquisa da PwC, multinacional de auditoria e consultoria, revelou que nove em cada dez investidores brasileiros (98%) dizem que relatório corporativos de sustentabilidade contém informações não comprovadas, e, no contexto mundial, o índice de percepção de greenwashing é de 94%. Essa percepção mostra que se faz necessária a adoção de medidas que impeçam tais ações, que não ferem apenas a reputação das companhias, mas também compactuam na manutenção do planeta.   Sistemas de tokens digitais   Uma das soluções está nos tokens digitais, representações criptografadas e seguras em uma blockchain do mercado de carbono, por exemplo. A ferramenta permite que os créditossejam negociados de forma rápida e transparente, trazendo-lhes maior liquidez e acessibilidade, destacam Thiago Riccio, Marcela Assis e Eugênio Corassa, do escritório Freitas Ferraz Advogados, ao site Startups.

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Startups brasileiras formadas por mulheres são premiadas por ações sustentáveis - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Startups brasileiras formadas por mulheres são premiadas por ações sustentáveis

A força feminina no ramo das startups cresce exponencialmente, em especial quando o assunto é sustentabilidade. As pesquisadoras Silmara Neves e Carla Fonseca, fundadoras da IQX, empresa brasileira especializada em aditivos que viabilizam a reciclagem e reaproveitamento de plástico e borracha, foram premiadas como uma das 10 melhores startups do país na categoria Clean Techs durante a 9ª edição do Ranking 100 Open Startups. De acordo com a IQX, a tecnologia empregada já evitou que mais de 700 toneladas de plásticos fossem descartadas em aterros ou incineradas, contribuindo diretamente para a economia circular. A startup integra a Rede pela Circularidade do Plástico, a maior iniciativa brasileira em prol da economia circular do plástico. Também participa do Mapeamento Onda Verde 2024, ação inédita da organização Climate Ventures que gera um panorama

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
ENGIE apresenta resultados de PD&I sobre mudanças climáticas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

ENGIE apresenta resultados de PD&I sobre mudanças climáticas

A ENGIE Brasil, empresa especializada em energia 100% renovável do país, anunciou o investimento de R$ 4 milhões ao longo dos últimos dois anos no financiamento de oito projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), executados no âmbito do Programa de PD&I da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os resultados, que incluem o aprimoramento de previsões climáticas de longo prazo, foram apresentados oficialmente em evento na sede da Companhia, em Florianópolis, em outubro.“Os impactos das mudanças climáticas estão cada vez mais presentes no dia a dia da nossa sociedade. Com o suporte da inovação e a tecnologia, trabalhamos para melhorar as previsões e encontrar soluções para problemas futuros”, acrescenta Felipe Rejes de Simoni, gerente de Performance e Inovação da ENGIE Brasil Energia.   Programa de PD&I    A companhia

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Notas fiscais eletrônicas já evitaram devastação de 160 mil árvores, aponta levantamento - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Notas fiscais eletrônicas já evitaram devastação de 160 mil árvores, aponta levantamento

Desde uma compra pela internet até um pãozinho na padaria, todas as compras precisam ter a emissão das notas fiscais e esse impresso, que muitas vezes, pode parar no aterro sanitário. Para se ter uma ideia, um estudo publicado em 2023 pelo Conselho de Defesa de Recursos Naturais (NRDC), a indústria de papel e celulose ainda depende fortemente de árvores para a fabricação desse material, apesar do aumento do uso de papel reciclado. Uma única árvore pode produzir entre 10 mil a 20 mil folhas de papel, dependendo de suas dimensões. Nesse contexto, a emissão de notas fiscais eletrônicas surge como uma alternativa sustentável. Desde a implantação do modelo de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) em 2006, mais de 44 bilhões de documentos já foram emitidos, representando 2,4 bilhões de notas

Like : 2  Visão : 0 Sem comentários
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Conectividade rural facilita o caminho para o futuro da Agricultura Sustentável

A tecnologia está presente em nosso cotidiano e quando o assunto é agricultura, isso não é diferente. E essa ferramenta é essencial aos profissionais que querem aliar sustentabilidade sem prejuízos financeiros. Não é para menos: estima-se que a produção de grãos no Brasil deva aumentar mais de 8% na safra 2024/2025, de acordo com os últimos levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A conectividade rural tem sido um ponto importante. Um bom exemplo de conectividade é o uso de dispositivos e soluções como a Inteligência Artificial (IA), Big Data e a Internet das Coisas (IoT) nesses processos, conforme salienta Marcos Pinotti, diretor de engajamento da Kron Digital, em artigo ao Minuto Rural: “há avanços tecnológicos significativos que estão transformando o setor em áreas como agricultura vertical interna, tecnologia pecuária,

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Laboratório de Interoperabilidade e Conectividade para redes inteligentes é inaugurado no PR - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Laboratório de Interoperabilidade e Conectividade para redes inteligentes é inaugurado no PR

Uma parceria entre a concessionária Neoenergia e o Latec, centro de pesquisa, tecnologia e inovação nos mercados de Energia, Saneamento, Meio Ambiente, Indústria e Infraestrutura, resultou na implementação do Laboratório de Interoperabilidade e Conectividade – Multiprotocolos. O empreendimento, localizado em Curitiba, PR, é dedicado à realização de testes em medidores inteligentes de energia para garantir uma comunicação padronizada entre medidores de diversos fabricantes, operando sob as especificações Wi-SUN/FAN - tecnologia de comunicação que conecta dispositivos em redes de campo otimizadas para baixo consumo de energia, alta eficiência e confiabilidade - e PLC/Prime, projetado especificamente para transmissão dos dados dos medidores inteligentes através da rede elétrica. “Os medidores inteligentes são submetidos a testes em um ambiente seguro, controlado e livre de interferências externas. Os sinais gerados são monitorados e avaliados utilizando

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
Queimadas na Amazônia sufocam metas do acordo de Paris - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Queimadas na Amazônia sufocam metas do acordo de Paris 

As emissões de gases poluentes são uma das principais causas do aquecimento global. As atividades humanas, sobretudo as queimadas e o desmatamento, colaboram para o efeito estufa e por consequência, para as mudanças globais do clima. O efeito estufa é um fenômeno natural que, em equilíbrio, mantém as condições adequadas de temperatura para a vida na Terra. Entretanto, quando há o aumento da emissão de gases como dióxido de carbono (CO2), gás metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e outros compostos como hidrofluorcarbonos (HFCs) e perfluorcarbonos (PFCs) faz com que ocorra maior retenção de calor na atmosfera, elevando as temperaturas e intensificando as anomalias climáticas. Um relatório recente do Observatório do Clima sobre as queimadas na Amazônia destacou que cerca de 31,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente foram

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Por que a gestão do carbono e os créditos de carbono fazem sentido para os negócios?

  Por Alessandro Panasolo   Cada vez mais, as empresas são desafiadas a se tornarem carbono neutras, e um passo fundamental para atingir esse objetivo é a realização do balanço de carbono. Através desse processo, é possível identificar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelas operações e, quando aplicável, as possíveis remoções de carbono que possam ocorrer. O balanço de carbono fornece uma visão clara das emissões e é essencial para que as empresas possam implementar ações eficazes de mitigação, contribuindo para alcançar suas metas de sustentabilidade. Além disso, a gestão do carbono é imprescindível para qualquer organização que busca atingir o net zero, um compromisso cada vez mais central nas estratégias climáticas corporativas. Reduzir emissões diretas, otimizar processos e buscar soluções de eficiência energética são alguns dos

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Desafios climáticos e ambientais são eixos de competição para universitários - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    7 meses atrás

Desafios climáticos e ambientais são eixos de competição para universitários

A JA Startup, considerada a maior competição universitária de startups do Brasil, deste ano teve suas inscrições até o fim de setembro e objetiva mobilizar e reconhecer estudantes de ensino superior, 18 a 29 anos, com ideias de negócios relacionados a desafios climáticos e ambientais. Iniciativa da ONG Junior Achievement (JA) Brasil, em parceria com a StartSe, escola internacional de negócios, Ânima Educação e YDUQS, holding de capital aberto com foco no ensino superior, o projeto visa agraciar com R$ 10 mil ao campeão, além de promover mentorias e uma imersão no Vale do Silício, ambas promovidas pela StartSe. Os melhores projetos de cada região do país apresentarão suas ideias no dia 30 de outubro, em São Paulo, durante o Demoday Nacional no palco da SVWC Festival (Silicon Valley World

Like : 1  Visão : 0 Sem comentários
“É preciso aprofundar o letramento climático na sociedade”, afirma pesquisadora da FGV - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

“É preciso aprofundar o letramento climático na sociedade”, afirma pesquisadora da FGV

Diante da fumaça das queimadas que chegou a cobrir 60% do território brasileiro em setembro, segundo o INPE, a população enfrenta diversos desafios como problemas de saúde e impactos socioeconômicos. Em meio a esses desafios, um estudo da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV RI) analisou como pensam os brasileiros quando o assunto é mudanças climáticas e constatou que quase metade dos entrevistados (44%) expressa ceticismo em relação a severidade da crise climática. Em meio a este cenário, a Pesquisadora da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) e Coordenadora Científica e Cofundadora do FGV Clima, Clarissa Gandour, ressalta que é preciso investir em letramento climático para a população. “O letramento climático parte do princípio em que os indivíduos não apenas compreendem os conceitos associados a crise

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Adaptação das cidades à crise climática é tema de encontro no Rio - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

Adaptação das cidades à crise climática é tema de encontro no Rio

“Os Impactos das Mudanças Climáticas: Como Escalar o Financiamento para Adaptação e Construir Cidades Resilientes”. Este foi o eixo central do encontro que ocorreu recentemente no Rio de Janeiro, organizado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Instituto Itausa, Prefeitura do Rio de Janeiro, Climate Policy Initiative (CPI) / CCFLA, Museu do Amanhã e Ministério das Cidades, com a presença de especialistas nacionais e internacionais. Nos debates, desde as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul até soluções em desenvolver taxonomia e garantir inovação financeira e de seguros diante dos tempos desafiadores em lidar com essas mudanças cada vez mais céleres. “A agenda de adaptação ao Brasil é fundamental. Infelizmente, o aumento da intensidade e frequência de eventos extremos e também das mudanças do clima,

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Queimadas desafios, impactos e soluções emergenciais - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

Queimadas: desafios, impactos e soluções emergenciais

  Por *Eng. Civ. Lígia Mackey e Eng. Agr. Marilia Gregolin   Estamos enfrentando uma das piores temporadas de incêndios florestais em décadas, afetando gravemente diferentes regiões do País, como a Amazônia e o Pantanal. A seca extrema, as altas temperaturas e as atividades humanas, como o desmatamento ilegal, queimadas e práticas agrícolas predatórias, intensificam a propagação dos incêndios e geram nuvens de fumaça. A preocupação é generalizada e especialistas da área tecnológica alertam a população sobre os impactos negativos desse cenário, sinalizando como todos podem ajudar a reverter essa situação. Somente na Amazônia, o número de focos de incêndio no primeiro semestre de 2024 atingiu o maior nível em 20 anos. Em todo o Brasil, 11,39 milhões de hectares já queimaram. O mês de agosto representou um crescimento de

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Acre recebe financiamento para enfrentar crise climática - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

Acre recebe financiamento para enfrentar crise climática

“Diagnóstico analítico do impacto das inundações na população socialmente vulnerável do estado do Acre”. Este é o nome do projeto escolhido para desenvolver uma plataforma de monitoramento de eventos extremos, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do estado em parceria com a Codex, especializada em governança de dados e meio ambiente. A ferramenta vai atender os 22 municípios do Acre, com o objetivo de analisar e avaliar painéis de impactos e desenvolver políticas públicas eficazes, como planos e estratégias de resiliência climática, beneficiando órgãos como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e promovendo transparência e preparação da população.   Projetos no Acre   O projeto é inspirado nas soluções de gerenciamento de crise climática desenvolvidos pela empresa durante as inundações que devastaram o

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Planejamento e tecnologia são chaves para o sucesso de projetos sustentáveis - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

Planejamento e tecnologia são chaves para o sucesso de projetos sustentáveis

Planejamento. Essa palavra já faz parte do vocabulário de muitas empresas, haja vista que se não for realizado, pode causar diversos prejuízos. Em sustentabilidade, principalmente a corporativa, isso não é diferente, e também envolve todos os atores dentro das organizações. Para se ter uma noção, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI - 2023) mostra que 47% das indústrias brasileiras têm projetos ou plano de ação formal em ecoinovação, ou seja, trazer maior eficiência e competitividade reduzindo danos ao meio ambiente. Ainda de acordo com o levantamento, 30% das empresas têm trabalhos em execução e outras 17% estão com projetos aprovados para serem iniciados; 28% estão realizando estudos iniciais sobre o tema e 19% não realizam isso no momento.   Planejamento é essencial   Porém, como fazer o planejamento com

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Mudança na ISO 9001 leva empresas a colocar mudanças climáticas em pauta - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    8 meses atrás

Mudança na ISO 9001 leva empresas a colocar mudanças climáticas em pauta

  Por Plínio Pereira     Diante dos desafios climáticos globais, a Organização Internacional de Padronização (ISO) e o Fórum Internacional de Acreditação (IAF) publicaram, em fevereiro passado com aplicação imediata, a Emenda 1, com o objetivo de atualizar os requisitos das normas em relação ao contexto atual e futuro das organizações, em relação às mudanças climáticas. Entre elas está a ISO 9001, da Gestão da Qualidade. O texto foi integrado a 31 padrões de sistema de gestão existentes, incluindo ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacional), entre outros. A emenda é sucinta, mas profunda, com duas frases críticas adicionadas: “As organizações devem avaliar a relevância das mudanças climáticas para suas operações (subcláusula 4.1)” e “As partes interessadas podem possuir requisitos relacionados

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
MSC Cruzeiros reduz emissões em até 15% com nova ferramenta OptiCruise - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    9 meses atrás

MSC Cruzeiros reduz emissões em até 15% com nova ferramenta OptiCruise

A MSC Cruzeiros terá as emissões de sua frota reduzidas em até 15% em 2026, graças à introdução de uma nova ferramenta de otimização de planejamento de itinerários, chamada OptiCruise. A Companhia desenvolveu um novo modelo matemático com a OPTIMeasy, uma empresa de pesquisa afiliada à Universidade de Gênova, que examinou de forma abrangente diversos fatores que influenciam o planejamento de cada um dos itinerários da MSC Cruzeiros, a fim de atingir o nível ideal de eficiência em uma viagem, mantendo ou aumentando a satisfação do hóspede. Tradicionalmente, o planejamento de itinerários na indústria global de cruzeiros tem sido fortemente orientado para a atratividade dos destinos dos navios para os potenciais viajantes.   Ferramenta OptiCruise   A OptiCruise amplia substancialmente o escopo para incluir vários outros aspectos que influenciam a

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Setor de Telecomunicações investe em soluções de logística reversa - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    9 meses atrás

Setor de Telecomunicações investe em soluções de logística reversa

Sabemos que cada vez mais as tecnologias avançam e os dispositivos precisam acompanhar essa mudança célere e constante. Resultado: um acúmulo de equipamentos obsoletos, e muitas vezes ficamos no impasse de onde e como descartá-los. “Segundo a ONU, em 2019, o mundo já produzia mais de 54 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos. O Greenpeace, apresenta em seus relatórios que menos de 20% dos celulares descartados são reciclados de alguma forma”, alerta Samuel Barros, colunista na revista Exame.   Setor de Telecomunicações   A boa notícia é que muitas empresas do setor de telecomunicações, lojas de celulares, operadoras e a indústria estão ofertando a logística reversa para suprir essa demanda. Para se ter ideia, dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2021, mostram

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Greentechs recebem investimentos facilitam o engajamento sustentável - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    9 meses atrás

Greentechs recebem investimentos facilitam o engajamento sustentável

Sabemos que sustentabilidade não é apenas uma moda, mas uma necessidade urgente se queremos um mundo melhor para hoje e o futuro. Contudo, adaptar-se aos requisitos socioambientais requer estudo, engajamento e, principalmente, ações efetivas. E a tecnologia é uma grande aliada nesses processos. Pensando nisso, investidores estão injetando expertise e incrementos financeiros nas chamadas greentechs, startups que tem em seu escopo o meio ambiente. Uma delas é a Oxygea, Corporate Venture Capital (CVC) da estratégia de inovação da companhia Braskem.   Engajamento sustentável   Em março, a companhia investiu mais de R$ 4 milhões em startups com foco na sustentabilidade e inovação. Para participar, integraram o OxygeaLabs, laboratório de aceleração do CVC a startups. Em números, 324 se inscreveram para o curso, sendo que seis foram selecionadas, recebendo treinamento tecnológico,

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Internet das Coisas impulsiona a sustentabilidade em áreas ligadas ao transportes, energia e gestão de resíduos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    9 meses atrás

Internet das Coisas impulsiona a sustentabilidade em áreas ligadas ao transportes, energia e gestão de resíduos

A Internet das Coisas (IoT), cuja capacidade de conectar dispositivos e sistemas através da internet, está possibilitando a criação de ecossistemas integrados que podem otimizar diversas áreas, inclusive as que envolvem a sustentabilidade. Por Sylvio Herbst, sócio fundador e diretor comercial da 5F Soluções em TI, setores como transportes, gestão de resíduos e de energia podem se beneficiar da IoT para a melhoria ambientalmente amigável nos serviços urbanos. “Sistemas de transporte inteligente, por exemplo, podem utilizar sensores, câmeras e outros dispositivos conectados para coletar dados em tempo real sobre o tráfego, condições das vias e comportamento dos usuários. Esses dados permitem a otimização das rotas de transporte público e privado, reduzindo congestionamentos e tempos de viagem. Já em eficiência energética, as redes elétricas inteligentes, ou smart grids, usam medidores conectados

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Automação de Ordens de Serviço torna-se ferramenta estratégia em prol da sustentabilidade - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Automação de Ordens de Serviço torna-se ferramenta estratégia em prol da sustentabilidade

Do mesmo modo que é comum optar por uma conta digital em substituição do tradicional papel, as empresas também estão automatizando as famosas Ordens de Serviço (OS), importantes para detalhar todas as tarefas de manutenção,sendo documentadas, rastreadas e concluídas de forma clara e eficaz. Para Gabriel Pavão, co-founder e head of partnerships da startup Fracttal Brasil, a OS não é apenas uma formalidade burocrática, mas sim uma ferramenta estratégica, bem como a digitalização de tal documento reduz drasticamente o uso de papel e os custos associados ao armazenamento físico, contribuindo para uma agenda ESG proativa.   Automação de ordens de serviços   “É certo a automação das OS, sendo integrada com outras tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA). Com suas inúmeras vantagens, os

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Aplicativos conectam consumidores aos catadores e facilitam processo da reciclagem - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Aplicativos conectam consumidores aos catadores e facilitam processo da reciclagem

Seja para pedir um taxi, uma pizza ou mesmo verificar um endereço, os aplicativos já fazem parte da rotina de quem utiliza o smartphone para as mais diversas tarefas. E os brasileiros são bem adeptos a essa rotina, segundo pesquisa State of Mobile 2023, produzida pela consultoria data.ai, o país tem o quarto maior mercado mundial de aplicativos em número de downloads, apenas em 2022, foram mais de 10 bilhões. Pensando nessa atividade, empresas estão desenvolvendo aplicativos para incentivar boas práticas em sustentabilidade. Uma delas é a AMBIPAR, multinacional líder em gestão ambiental, que lançou recentemente um APP que conta com dinâmicas de gamificação para impulsionar os hábitos de reciclagem.   Aplicativos e gamificação   Denominado "AMBIPARTriciclo", é integrado ao Programa AMBIPAR de Fidelidade e Recompensas, e tem como objetivo

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Desastres afetam bilhões e exigem adaptações urbanas e cidades resilientes contra as crises climáticas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Desastres afetam bilhões e exigem adaptações urbanas e cidades resilientes contra as crises climáticas

Cheias, secas extremas, calor e frio excessivos, terremotos, desastres e migração ecológica são apenas uma amostra dos desafios enfrentados por conta da crise climática. Em números, o Banco Mundial estima que 4,5 bilhões de pessoas, mais da metade da população do planeta, corre o risco de ser acometida por circunstâncias semelhantes as ocorridas no Rio Grande do Sul recentemente. Ou seja, as enchentes que causaram um prejuízo de R$ 12,2 bilhões nos municípios afetados no RS, segundo o último relatório da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Para que mais danos sejam evitados é necessário criar ações preventivas e de monitoramento, como meios de absorção e monitoramento de águas pluviais, telhados verdes, áreas permeáveis e parques urbanos inundáveis, além de soluções para evitar acúmulo de resíduos. Outro ponto que deve ser

Like : 9  Visão : 0 Sem comentários
A legislação brasileira está preparada para proteger a economia das mudanças climáticas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

A legislação brasileira está preparada para proteger a economia das mudanças climáticas?

Por Carolina Fernandes   Nos últimos tempos, temos presenciado uma intensificação dos eventos climáticos extremos. Praticamente todos os dias nos deparamos com notícias sobre estiagem e seca, incêndios florestais, ondas de calor e de frio, inundações, deslizamentos de terra. ciclones, tornados e vendavais. Só no Brasil,  segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), foram registrados 12 eventos em 2023. A inundação histórica do Rio Grande do Sul é atualmente o desdobramento mais visível desta crise. Os prejuízos causados já atingiram a marca de R$ 12,2 bilhões, conforme relatório recentemente divulgado pela Defesa Civil.   Ações para proteger globalmente   O Direito emerge como um pilar fundamental na busca por mitigação e adaptação aos efeitos das alterações climáticas. O tema é amplo e começa com a  questão das responsabilidades legais internacionais. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) reconhece a responsabilidade histórica

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
Projeto Escutadô equipamento coleta sons e cria algoritmos ambientais para monitorar semiárido - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Projeto Escutadô: equipamento coleta sons e cria algoritmos ambientais para monitorar semiárido

Escutadô. Este é o nome do sistema que usa a Inteligência Artificial (IA) para avaliar as condições de degradação ambiental no semiárido brasileiro, com base em informações acústicas da paisagem. A ideia é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a Associação de Meliponicultores e Meliponicultoras Potiguar (Amep) e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Brazilian Institute of Data Science (Bi0s). Apoiado pela Fundação para Inovações Tecnológicas(FITec), um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) privado sem fins lucrativos, com unidades em Campinas, SP, São José dos Campos, SP, Belo Horizonte, MG, Recife, PE, e Manaus, AM, o Escutadô conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). “Por meio do sistema, verificaremos a vocalização da diversidade dos animais, por exemplo, e se

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Inteligência Artificial pode impulsionar a comercialização de energia elétrica mais sustentável - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Inteligência Artificial pode impulsionar a comercialização de energia elétrica mais sustentável

Seja a um toque no celular, seja em um totem para pagar o estacionamento, a Inteligência Artificial (IA) está presente em praticamente todas as funções de nossas vidas e na sustentabilidade, em especial no setor de energia, não é diferente. Um exemplo é a Eletrons.org, comercializadora de energia, utiliza as soluções baseadas no sistema AI Optimized Sourcing para otimizar custos, promover a eficiência energética e impulsionar um mercado mais sustentável, além de proporcionar uma economia de até 50% nos custos dos consumidores. Para tal, a empresa adota uma pesquisa detalhada do perfil de consumo de cada cliente. Segundo informações da companhia, o sistema de IA adotado utiliza algoritmos para analisar dados em tempo real, identificar padrões de consumo e prever demandas futuras. “A distinção da tecnologia que adotamos reside na

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Descarbonização requer estudo e atitudes proativas dentro das empresas, apontam especialistas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    10 meses atrás

Desafios da descarbonização requer estudo e atitudes proativas dentro das empresas, apontam especialistas

Diante de desafios quanto à crise climática, o papel das empresas na construção de um futuro mais sustentável é demanda imediata e o cenário pede por mais ações baseadas nos conceitos ESG. O cenário, porém, é ainda tímido no Brasil: segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apenas 12% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) possuíam um programa de sustentabilidade formalizado. Já as grandes empresas que cumprem as exigências do "Novo Mercado" na B3, apenas 21% estão listadas no Índice de Sustentabilidade (ISE).   Desafios da descarbonização   De acordo com a consultoria Peers Consulting & Technology, investir em tecnologias e no lançamento de produtos e serviços que priorizem e expandam os princípios da economia circular, além de reavaliar o modelo logístico, incluindo o

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Especialistas apontam que a natureza também precisa de sistemas de segurança - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Especialistas apontam que a natureza também precisa de sistemas de segurança

Do mesmo modo que usamos sistemas de segurança para salvaguardar o nosso patrimônio, o meio ambiente também necessita de tais recursos, haja vista a crise climática enfrentada atualmente e os problemas que espraiam futuramente. E as estimativas não são animadoras: de acordo com dados do Copernicus, o serviço de monitoramento climático da União Europeia, o calor nos oceanos apenas em abril deste ano bateu recorde pelo 13º mês consecutivo. As temperaturas da superfície do oceano atingiram 21,04 °C, o mais alto registrado em qualquer abril, informa a CNN.   Sistemas de segurança   Para Alexandre Mansur, diretor de projetos do Instituto O Mundo Que Queremos, em artigo ao Um Só Planeta, é preciso promover soluções efetivas para deter o aquecimento global, o que inclua celeridade em transição para um modelo

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Especialistas apontam que Sustentabilidade e Inteligência Artificial podem andar juntas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Especialistas apontam que Sustentabilidade e Inteligência Artificial podem andar juntas

É fato: hoje não podemos mais desvincular a importância da tecnologia, em especial a realidade da Inteligência Artificial, em nossas rotinas. Seja para o bem, seja para o mal, devemos ter em mente que a IA vai conviver conosco e uma das benesses é a aplicabilidade dela para ações de sustentabilidade e transformação digital. É o que aponta o relatório 'Como a IA pode possibilitar um futuro sustentável', encomendado pela Microsoft, mostrando que a IA pode reduzir os gases de efeito estufa de 4% a 16% até 2030. Para Facundo Armas, gerente sênior de Negócios Sustentáveis da Globant, empresa nativa digital, esse recurso pode desempenhar um papel fundamental para impulsionar projetos assertivos e sustentáveis, sem subtrair os interesses econômicos das organizações.   Inteligência Artificial e sustentabilidade   “Entre os principais

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Porto Itapoá investe em tecnologias limpas e redução de emissões - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Porto Itapoá investe em tecnologias limpas e redução de emissões

No Porto Itapoá, o compromisso com o meio ambiente é formalizado nas diretrizes da companhia, afirma o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente, Sergni Pessoa Rosa Jr. “Nossa linha de gestão ambiental é dividida em oito macro temas que são e desenvolvidos em mais de 50 programas e projetos”, diz. “São eles: atmosfera, água, terra, biodiversidade, florestas, ambientes costeiros e marinhos, e economia verde e suas interação com o meio sócio e a comunidade”, completa. As ações desenvolvidas para aprimorar as métricas de sustentabilidade no enfrentamento das mudanças climáticas, escassez e uso sustentável dos recursos hídricos estão em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ONU 2030. Nesse sentido, o Plano de Gestão Hídrica da empresa visa o incremento da segurança hídrica e escassez, eficiência no uso de água

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Consumo de água nos Data Centers: como evoluir o uso da tecnologia evitando o impacto ambiental?

  Por Marcelo Wagner   Com o avanço da tecnologia, a preocupação com o uso de recursos naturais para manutenção de equipamentos vem crescendo. Dentro do setor, a expansão dos chamados Data Centers, ou centro de processamento de dados, fomenta a discussão. Essas estruturas, que funcionam como supercomputadores e mantêm as operações de dados em funcionamento sem interrupções, experimentaram um boom nos últimos anos. De acordo com dados da consultoria Arizton, 50% dos investimentos do setor de tecnologia na América Latina estão sendo direcionados para o desenvolvimento e uso de Data Centers. A análise confirmou também que é esperado que esse mercado cresça 8% no Brasil até 2028.   Sustentabilidade em data centers   A discussão passou a se concentrar na sustentabilidade devido às pesquisas recentes, que indicaram um aumento

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Empresa de biocombustíveis firma parceria para gestão agrícola sustentável - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Empresa de biocombustíveis firma parceria para gestão agrícola sustentável

A produtora de biocombustíveis Atvos firmou parceria com a desenvolvedora de software ERPVistex, para aprimorar a gestão de contratos, controles e operação agrícola de suas unidades. “Teremos uma digitalização de nossos processos, reduzindo riscos e tempo de execução com a automação. Dados mais qualificados para tomada de decisões criarão um datalake de onde acompanharemos nossos KPIs e, no fim do dia, isso vai representar também uma contenção nos custos”, avalia Alexandre Maganhato, Chief Technology Officer da Atvos. De acordo com a companhia, o sistema oferece um conjunto de módulos integrados ao sistema SAP como plataforma única,fornecendo suporte a uma ampla variedade de tipos de culturas e processos de atividades de agricultura.   Ferramentas para a gestão agrícola   As plataformas utilizadas são VistexGrower Management e VistexFarm Management.“Nossas soluções de gerenciamento

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Startups despontam com soluções para gestão de resíduos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Startups despontam com soluções para gestão de resíduos

A todo o momento surgem novos dispositivos tecnológicos para facilitar a vida das pessoas. Na outra ponta, o número é também expressivo de resíduos eletrônicos gerados por esses equipamentos obsoletos, cujos componentes contam com metais nobres e de extrema valia para a própria indústria. Startups ambientais estão dando o exemplo em prol da gestão adequada desses resíduos. Pensando nessa demanda, já que a estimativa é de atualmente, o Brasil reciclar apenas 3% desses, ante a média mundial que está na casa de 17%, a startup RECICLI, fundada em 2017, conta com soluções patenteadas para extrair metais nobres, como ouro, prata e lítio, presentes nesses resíduos, para vendê-los ao mercado para serem reutilizados na cadeia produtiva. Startups dão exemplo “As jazidas naturais estão em esgotamento em todo o mundo por conta

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Energy Command Center prepara empresas para a transição energética - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    11 meses atrás

Energy Command Center prepara empresas para a transição energética

A Schneider Electric, especializada em transformação digital da gestão de energia e automação, e a Capgemini, fornecedora de serviços de transformação de negócios e tecnologia, estão mais do que preparadas para a transição energética e lançaram recentemente o Energy Command Center, projetado para auxiliar organizações a acelerar sua jornada rumo a uma gestão de instalações mais inteligente e sustentável e à eficiência energética. Segundo informações, o Energy Command Center foi desenvolvido pela Capgemini e alimentado pela Schneider Electric, e combina Inteligência Artificial (IA) avançada, lógica e algoritmos de aprendizado de máquina e tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para medir e prever diversas métricas, como intensidade energética, saúde dos ativos críticos, geração de energia renovável e desempenho geral de todos os ativos energéticos.   Desafios da transição energética   “Enfrentar

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Rumo ao carbono zero Valmet adota práticas a fim de reduzir em 80% as emissões de CO₂ até 2030 - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Rumo ao carbono zero: Valmet adota práticas a fim de reduzir em 80% as emissões de CO₂ até 2030

Nove em cada dez grandes empresas brasileiras estão comprometidas com metas de descarbonização que variam entre zerar, diminuir ou compensar as emissões de carbono nos próximos anos. Esses são dados de um estudo realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Cebds) e pelo Boston Consulting Group (BCG) com grandes empresas de variados setores da economia. A pauta climática está nas prioridades dos conselhos e o compromisso de reduzir as emissões de carbono tem sido feito de maneira voluntária pelas empresas. Comprometida com essa busca, a Valmet vem se destacando pelo seu Programa Climático, lançado em 2021. A multinacional finlandesa comprometeu-se com uma meta de redução de CO₂, além de formular ações concretas para toda cadeia de valor, incluindo suprimentos, as operações próprias e o uso de suas tecnologias pelos

Like : 9  Visão : 0 Sem comentários
Mudanças Climáticas Resiliência e Regeneração - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Mudanças Climáticas: Resiliência e Regeneração

  Por Claudia Coser   Desde o início da Modernidade, acreditávamos que tínhamos domínio sobre a natureza. Exploramos recursos naturais à exaustão, consumimos desenfreadamente. A humanidade - reles mortais aos líderes globais – sequer levou a sério os sinais de esgotamento da natureza. Cientistas, ativistas e pessoas mais atentos, por décadas foram apelidados de “ecochatos”. Em pouco mais de um século, conseguimos a façanha de ficarmos “obsoletos” em menos de uma semana – mas aprendemos pouco, quase nada sobre como sermos simbióticos com a natureza. Avançamos muito tecnologicamente, perdemos de vista o essencial: poluímos o ar que respiramos, a água que bebemos, os oceanos, diminuímos a biodiversidade, levamos à extinção, ou perdemos de vista mais de 500 espécies de animais do Planeta. As mudanças climáticas se apresentam como o “grito”

Like : 4  Visão : 0 Sem comentários
Monitoramento e controle inteligentes garantem mineração mais sustentável - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Monitoramento e controle inteligentes garantem mineração mais sustentável

A busca por soluções ambientalmente amigáveis não pode ficar apenas no discurso e, para tanto, a combinação de ações e tecnologia demonstrou-se pertinente para tal feito. Um exemplo é o ramo da mineração. Segundo Johan Pretorius, líder de Segmento de Mineração, Minerais e Metais para a África anglófona, da multinacional francesa Schneider Electric, ao adotar práticas sustentáveis e aproveitar tecnologias avançadas, as empresas do segmento podem reduzir seu impacto ambiental e melhorar a eficiência. "Isso envolve não apenas a implementação de fontes de energia renovável, como a energia solar, mas também a otimização de processos para minimizar o consumo e a emissão de poluentes", explica Pretorius. Mineração com monitoramento inteligente   Uma das soluções para a excelência sustentável nas operações está na utilização de sistemas de monitoramento e controle inteligentes,

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Impactos da crise climática até 2050, na América Latina, representam perdas econômicas e necessidade de adaptação personalizada - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Impactos da crise climática até 2050, na América Latina, representam perdas econômicas e necessidade de adaptação personalizada

Anda desmotivado por conta dos dias de calor excessivo, consequência da crise climática que o planeta enfrenta? Pois isso não é apenas uma impressão: pesquisa da Allianz Trade aponta que até 2050 a América Latina pode enfrentar perdas equivalentes a 11% do Produto Interno Bruto (PIB) por conta da continuidade desse cenário. Segundo os pesquisadores do relatório, essas repercussões vêm de riscos físicos, como as ondas de calor e inundações, e também pela perda de produtividade do trabalho e podem variar conforme as condições econômicas e geográficas. “Para lidar com essas vulnerabilidades, cada país precisa de estratégias de adaptação personalizadas, como melhorar a resiliência da infraestrutura por meio do aprimoramento das defesas contra inundações e sistemas de gestão de água e construindo infraestrutura urbana resistente ao calor. Desenvolver práticas agrícolas

Like : 5  Visão : 0 Sem comentários
Empresas apostam em painéis de publicidade sustentável - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

Empresas apostam em painéis de publicidade sustentável

Nada mais convidativo que uma fachada bem elaborada, obedecendo os regramentos de cada município para tal publicidade, e que não cause poluição nem visual muito menos ao meio ambiente. “A mídia exterior se conecta com as cidades, com as pessoas e sabemos da importância de estarmos também atentos aos desafios que envolvem os locais, que são o pano de fundo entre as pessoas e a mídia. É preciso mostrar que existe um universo de possibilidades e que pode ser através da arte, para resolver desafios como o descarte de lonas. E precisamos ir além do discurso, mostrando soluções práticas”, aponta Fabi Soriano, diretora executiva da Central de Outdoor, em entrevista para o Portal da Propaganda. Em março, foi realizada 33ª edição da Convenção Nacional Central de Outdoor, que tratou de

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
A importância dos dados ambientais na mitigação das emissões de gases de efeito estufa nas operações agrícolas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    12 meses atrás

A importância dos dados ambientais na mitigação das emissões de gases de efeito estufa nas operações agrícolas

  Por Mariana Caetano   Em um mundo cada vez mais preocupado com as mudanças climáticas, a agricultura surge como uma peça-chave na busca por soluções sustentáveis. No entanto, compreender e mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das operações agrícolas requer uma abordagem baseada em dados ambientais precisos e abrangentes. Esses números não apenas ajudam na avaliação das emissões, mas também orientam estratégias eficazes de adaptação. Os dados ambientais nos fornecem uma visão detalhada das práticas agrícolas, condições do solo, uso da terra e padrões climáticos, que são todos determinantes nas emissões de GEE. Por exemplo, a aplicação de fertilizantes pode levar à emissão de óxido nitroso (N2O), enquanto a decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos pode resultar em emissões de metano (CH4). Sem dados precisos sobre

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
GettyImages apresenta pesquisa sobre impressões do aquecimento global - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

GettyImages apresenta pesquisa sobre impressões do aquecimento global

Conhecida globalmente por suas imagens vertiginosas, a GettyImages também tem em seu DNA a preocupação com a Sustentabilidade. Para tanto, usa como barômetro a sua plataforma digital de pesquisa VisualGPS, analisou atitudes e expectativas dos consumidores em relação ao papel das marcas em meio a conversas ambientais. Renata Simões, diretora de Conteúdo Criativo da GettyImages, comenta que as empresas brasileiras têm a oportunidade de aumentar o impacto de suas iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), apresentando visualmente seus esforços de conservação sustentável de uma maneira que realmente repercuta entre os consumidores brasileiros. "Observamos que as empresas brasileiras muitas vezes se baseiam no antigo discurso de 'greenlife', por meio de imagens conceituais de pessoas segurando plantas, simbolizando a preocupação com o futuro do planeta. No entanto, esses conceitos visuais carecem

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Ferramenta auxilia empresas na tomada de decisões para investimentos sociais e privados mais assertivos - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Ferramenta auxilia empresas na tomada de decisões para investimentos sociais e privados mais assertivos

Focada na gestão de investimento social de grandes corporações, a social tech Simbi lançou recentemente a ferramenta Mapa de Demanda Social. Por meio da plataforma, a empresa pretende reunir dados de qualidade para que suas contratantes possam ter uma visão mais holística do panorama social local e invistam com mais precisão. Àquelas que fazem uso da Lei Rouanet e de outras leis de incentivo, por exemplo, podem por meio do Mapa tornar os investimentos sociais privados mais assertivos, direcionando os aportes para projetos e regiões que dialoguem com o cumprimento das metas da Agenda 2030. O sistema também engloba o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).   Investimentos mais assertivos   De acordo com informações, a plataforma

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Dia da Terra: Qual o papel dos chatbots na redução do impacto ambiental? - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Dia da Terra: Qual o papel dos chatbots na redução do impacto ambiental?

Em celebração ao Dia Mundial da Terra, em 22 de abril, a Sinch destaca os benefícios ambientais proporcionados pela implementação de chatbots para empresas em todo o mundo. A iniciativa paperless busca reduzir o consumo de papel em diversos ambientes, como residências, escritórios, escolas e em setores como serviços bancários e de saúde. Isso é possível através de uma estratégia abrangente de digitalização e automação de processos, que envolve a combinação de chatbots e canais de comunicação como SMS, WhatsApp ou RCS. Segundo uma pesquisa realizada pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o Brasil consome anualmente uma média de mais de 24 milhões de toneladas de papel, enquanto o um estudo feito pela PwC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, indica que o consumo de papel durante o

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Serpro adere ao Programa Brasileiro GHG Protocol para diagnosticar e reduzir a geração de gases poluentes na empresa - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Serpro adere ao Programa Brasileiro GHG Protocol para diagnosticar e reduzir a geração de gases poluentes na empresa

O Serpro reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental do planeta ao aderir ao ciclo 2024 do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). A adesão é importante para registrar a geração de gases do efeito estufa pela empresa e, a partir deste diagnóstico, estabelecer um plano efetivo e eficiente de redução dessas emissões. Com isso, a estatal aprimora suas práticas de gestão ambiental, contribuindo com o Brasil no cumprimento das metas firmadas em acordos, pactos e protocolos globais sobre o clima. Desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Ministério do Meio Ambiente, o GHG Protocol registra e publica Inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa e ainda oferece acesso a padrões internacionais de qualidade na contabilização dessas emissões. Além disso, com a sua plataforma de Registro Público de

Like : 6  Visão : 0 Sem comentários
USP inaugura laboratório que usa tecnologia imersiva e realidade virtual para simulação de soluções em mudanças climáticas - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

USP inaugura laboratório que usa tecnologia imersiva e realidade virtual para simulação de soluções em mudanças climáticas

Um novo Laboratório da Universidade de São Paulo (USP) reúne em um só lugar museu de ciência, simulador de produtos e tecnologias e estúdio artístico. A ideia é que o espaço de 400 m2, que fica instalado dentro do prédio do Inova USP, em São Paulo, abrigue tecnologias imersivas e de realidade virtual para exposição e experimentação de soluções para um público diverso, formado por estudantes, pesquisadores, tomadores de decisão e empreendedores. A inauguração aconteceu nesta segunda-feira, 8/4, às 14hs, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, Butantã. Batizado de USP-RCGI Digital Lab, o laboratório reúne a expertise de alguns laboratórios da USP, como o Laboratório de Interação Fluido-Material, do Centro de Pesquisa e Inovação em gases de Efeito Estufa (RCGI), o de Simulações Aplicadas a Materiais: Propriedades Atomísticas, do

Like : 8  Visão : 0 Sem comentários
Como a oxi-combustão pode contribuir para a descarbonização mundial - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Como a oxi-combustão pode contribuir para a descarbonização mundial

Na busca contínua por eficiência e sustentabilidade nas operações industriais, as tecnologias de oxi-combustão emergem como uma alternativa eficaz. A combustão com oxigênio puro traz benefícios substanciais, como o aumento na eficiência da queima e redução das emissões de poluentes. Embora a adoção desse processo no Brasil tenha sido gradual, setores-chave, como a indústria siderúrgica, a metalúrgica e a de vidro, já o utilizam ativamente para alcançar ganhos em termos de produtividade e conformidade com padrões ambientais mais rigorosos. De acordo com Edson Basilio, gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products na América Latina, empresa global líder em soluções de gases industriais, a oxi-combustão envolve a substituição do ar por oxigênio puro ou enriquecido no processo de combustão, resultando em uma chama mais eficiente e controlada. “Isso não apenas

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Transição climática pode gerar até 103 milhões de novos empregos até 2030, aponta BCG - Fitec Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Transição climática pode gerar até 103 milhões de novos empregos até 2030, aponta BCG

Uma nova análise do Boston Consulting Group (BCG) mostra que, à medida que avançamos na transição para uma economia mais verde e sustentável, tornam-se cada vez mais necessárias ações socioeconômicas que possam garantir a equidade de acesso e oportunidades para todos. Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho, até 2030, a transformação climática resultará na criação de cerca de 103 milhões de novos empregos, mas também na demissão de 78 milhões de trabalhadores. Em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF), o BCG desenvolveu uma estratégia para identificar e pontuar os custos e benefícios desse cenário para trabalhadores, consumidores e empreendedores. "São muitos os fatores que indicam uma transição socioeconômica justa e equitativa, mas não há uma definição ou compreensão geral de como alcançá-la na prática. Nosso objetivo é contribuir com um

Like : 3  Visão : 0 Sem comentários
Indústria do cimento investe para alcançar a economia neutra em carbono - Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Indústria do cimento investe para alcançar a economia neutra em carbono

Sabemos dos impactos causados no meio ambiente por parte de muitos segmentos industriais, porém muitas organizações e esmeram para mitigar ao máximo tal demanda. A de cimento é uma delas. Muito embora o processo de fabricação não gere diretamente resíduos, há uma emissão de poluentes gasosos e material particulado demasiadamente alta nesse processo. Para evitar tal problema, o setor nacional, que internacionalmente foi o primeiro a firmar um compromisso de neutralidade climática, em escala global, dentro do programa Race to Zero da ONU, está apontando meios de redução de emissão de CO2 na produção de cimento, além de ampliar o ciclo de vida do produto, incorporando o concreto, a construção, a eletrificação, com a meta de neutralidade setor até 2050. Roadmap da indústria do cimento Essas articulações iniciaram em um

Like : 8  Visão : 0 Sem comentários
Restauração de Ecossistemas: lei europeia é avanço na luta em prol do clima - Tec News
  • sofia.jucon

    1 ano atrás

Restauração de Ecossistemas: lei europeia é avanço na luta em prol do clima  

O Parlamento Europeu aprovou recentemente a Lei de Restauração de Ecossistemas, que estabelece metas ambiciosas como restaurar 20% das áreas terrestres e marítimas até 2030 e todos os ecossistemas até 2050. Em matéria publicada pelo site Clima Info, grupos ambientalistas elogiaram o resultado da votação, já que a lei foi aprovada com o apoio de 329 legisladores e teve a oposição de 275. “Estamos aliviados pelos eurodeputados terem ouvido os fatos e a ciência e não terem cedido ao populismo e ao fomento do medo. Agora, esperamos que os Estados-Membros a seguirem o exemplo e a aprovarem esta lei tão necessária para trazer de volta a Natureza na Europa”, declarou em nota uma coligação composta pela Bird Life Europe, Client Earth, European Environment Bureau e WWF.   Desafios em prol

Like : 7  Visão : 0 Sem comentários
+55 11 4114-4391
+55 11 98966-4142
fitec@fitecambiental.com.br
Inscrição
  • facebook
  • instagram

© Copyright | Design Lyon | NSG.